Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Schroeder reúne propostas e elege delegados

No último dia 30, aconteceu a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Schroeder, no auditório da ACIAS.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Schroeder (CMDCA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Tutelar e do Instituto Federal Catarinense de Araquari.

A mesa principal foi formada pelo prefeito Felipe Voigt, vice-prefeito Lauro Tomczak, secretária de Saúde e que também responde pela Assistência Social, Ingrit Eli Roweder, diretora de Assistência Social, Dulcinéia Mara Fischer, pelo secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, pela vice-presidente do CMDCA, Thays Aparecida Castioni, além da conselheira tutelar Jaqueline Paola Zoz, vereadora Ana Leon, e pelo palestrante, professor Roberto Dombroski.

Mais de 100 pessoas participaram da conferência, que contou com a apresentação do grupo infantil Amiguinhos de Jesus, com a música Toda criança tem direitos.

Logo após, houve exposição e reflexão sobre o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A abordagem foi do professor do Instituto Federal Catarinense, o cientista social Roberto Dombroski. Ele também é coordenador do Programa Integrado Super Ação e do ECApacitação.

Em seguida, foram realizadas as oficinas temáticas dos 5 eixos. “A 8ª Conferência Municipal alcançou seus objetivos e o resultado foi a construção e aprovação de 22 propostas de ações que serão defendidas na Conferência Estadual em 2023, pelos delegados eleitos”, explica a diretora de Assistência Social, Mara.

Os delegados eleitos são: adolescentes – Nicolas Gabriel (titular) e Victoria Zanella (suplente); Conselho Tutelar – Luciene Lopes Coelho (titular) e Rede de atendimento – Soraia Patricia de Oliveira (suplente); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) – Cleonice Inês Bortolotti Puhl (titular).

A Comissão Organizada do evento agradece a todos que participaram e contribuíram com sua realização, em especial a todas as crianças e adolescentes.