“Horta Comunitária” é destaque em Schroeder

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social de Schroeder, desenvolve o projeto “Horta Comunitária Social” que visa atender os dispostos da Política Nacional de Assistência.

É um projeto piloto no Município, onde a Prefeitura disponibiliza um terreno de 150m², ao lado da unidade de Saúde do Rio Hern, com o objetivo de beneficiar famílias que recebem atendimento da Secretaria.

Segundo a diretora de Assistência Social, Daiane Wolf, a proposta inicial é de trabalhar com dez canteiros, ou seja, um canteiro sob responsabilidade de cada família inserida.

Ela explica que a responsabilidade da manutenção e conservação da horta é das famílias participantes em conjunto com a Prefeitura, Secretaria de Assistência Social, Entidade Pastoral do Bem e também EPAGRI. “ O Projeto tem como objetivo geral proporcionar o contato com a terra e estimular a produção de hortaliças que podem ser utilizadas nas refeições diárias dessas famílias”, enfatiza Daiane.

Entre outros benefícios também estão a redução dos gastos mensais com alimentação, propiciando a partilha comunitária, além de estimular o contato com a terra e a produção de hortaliças, estimular a autonomia das famílias, fomentar o cooperativismo e resgatar junto à comunidade o hábito de produção de alimentos para autoconsumo.

Já no dia 23 deste mês acontece a primeira reunião com as famílias inscritas no Projeto. O evento será na Unidade Básica de Saúde da localidade do Rio Hern, das 8h às 10h.