Conselho de Turismo da região Vale dos Encantos se reúne em Schroeder

Na manhã de terça-feira (31), aconteceu a segunda assembleia geral ordinária do Conselho de Turismo da região Vale dos Encantos (Convale). O encontro foi realizado no auditório da ACIAS (Associação Empresarial de Schroeder) e contou com representantes dos sete municípios da Amvali (Schroeder, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, Massaranduba, Corupá e São João do Itaperiú).

Conforme o diretor de Turismo de Schroeder, Adilson Pomerrening, o Convale integra a Instância de Governança Regional Turística Vale do Encantos. Ele segue as normativas do programa de regionalização do Ministério do Turismo e é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos.

“E mesmo sendo uma entidade sem fins lucrativos, precisa de recursos para manter as atividades. Dessa forma, o Consórcio Cigamvali será o responsável pela captação de recursos públicos e os Convetions & Visitors Bureaux serão os responsáveis pela captação de recursos privados destinados ao Convale. E todos os recursos captados serão usados para a execução dos projetos aprovados”, explica.

O vice-prefeito de Schroeder, Lauro Tomczak, também participou do evento e discursou para os participantes.

O objetivo da criação do Convale é dar condições para o incentivo e o desenvolvimento da atividade turística nos sete municípios da região – Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

O órgão é formado por diretoria-executiva, que conta com presidente, vice-presidente, um diretor técnico, um diretor de marketing e um secretário, e conselho executivo e nenhum dos membros do Convale recebe qualquer tipo de remuneração por suas funções.

O grupo se reunirá em caráter ordinário quadrimestralmente, ou seja, nos meses de março, julho e novembro para discutir as demandas pertinentes dos municípios e as eleições para novo presidente acontece a cada dois anos no mês de novembro.