Diretor de Turismo destaca as principais ações e projetos executados no setor no ano de 2022 em Schroeder

O ano de 2022 foi marcado por diversas ações no setor de Turismo em Schroeder. Entre os destaques, segundo o diretor da pasta, Adilson Pommerening, estão a criação da IGR (Instância de Governança Regional)) Vale dos Encantos, formada por 7 municípios, com o intuito de fortalecer o Turismo Regional; o Pedal da Família com mais de 200 inscritos; a criação da Associação de Voo Livre de Schroeder; o guarda corpo no mirante em Rio do Julio; e a criação do portal da Grande Reserva Mata Atlântica – Schroeder, Jaraguá do Sul e Corupá.

O setor contribuiu para a liberação da trilha para a rampa e o mirante de Schroeder e atuou nas exposições do turismo de Schroeder no Natural Fest.

A agenda do Turismo de Schroeder foi marcada pela participação em duas das três maiores feiras de Turismo do Brasil e da América Latina, o Festival de Turismo de Gramado (Festuris, no RS) e o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), além do encontro com o ministro do Turismo Carlos Alberto Brito, em busca de parcerias.

A pasta de Turismo executou vários projetos, como a Criação das 7 Maravilhas de Schroeder, e o planejamento estratégico de turismo em Schroeder para os próximos 10 anos e de turismo regional. Também participou da elaboração do vídeo do Vale dos Encantos.

A etapa Schroeder do Circuito de Cicloturismo do Vale dos Encantos teve participação de 420 ciclistas.

Para auxiliar os turistas, o setor atualizou os dados turísticos dentro do site da Prefeitura. No espaço, há informações e dicas do que fazer, onde comer e onde ficar, incluindo imagens, endereços e contatos.

Além disso, o diretor Adilson Pommerening explica que foi realizada a atualização do mapa de Schroeder, com a inclusão das rotas do cicloturismo, pontos atrativos, culturais, de natureza, esportes de aventura e principais prédios públicos. O município está na categoria D do Mapa Brasil de Turismo.

Com a aquisição de recursos para implantação de parquinhos na cidade, o setor atuou na preparação dos locais, instalação dos equipamentos e colocação de pó de brita.

No início de 2023, serão colocados banquinhos, lixeiras e árvores sombreiras nesses locais.

Em parceria com a Secretaria de Educação, o setor atuou no projeto Conhecendo Schroeder, atendendo 300 alunos do 4ºs anos das escolas.

No fim de ano, o foco do setor foi a decoração natalina, com instalação dos enfeites, montagens, reforma da árvore de 10 metros de altura e retorno da máquina de neve.

Metas

Para 2023, a diretoria de Turismo projeta fomentar ainda mais o turismo regional e as campanhas publicitárias nas maiores feiras de turismo do Brasil.

O setor atuará na criação de novos fôlderes e rotas dentro de Schroeder.

“Já desenvolvemos dois projetos, que serão entregues no início do ano, para serem colocados em prática em 2023”, destaca Adilson.