“Belém, a Casa dos Pães”: Grandioso Auto de Natal de Schroeder será no dia 10 de dezembro

A Diretoria de Cultura da Prefeitura de Schroeder, com apoio de voluntários e parceiros, prepara há cerca de três meses o Grandioso Auto de Natal no município. O espetáculo “Belém, a Casa dos Pães” acontecerá no dia 10 de dezembro (sábado), em um palco montado em frente ao Complexo Esportivo Municipal de Schroeder.  A abertura do evento contará com apresentação da Banda Municipal às 20h e, logo em seguida, haverá a encenação teatral.

O elenco de “Belém, a Casa dos Pães” é formado por 24 atores, todos voluntários dos grupos de Teatro e de Música do Município. Conforme a diretora de Cultura, Neiva Lucia Plantikow, a tradição do Auto de Natal iniciou na cidade em 2003 e seguiu até o ano de 2015. Após 7 anos sem o espetáculo, o setor retoma essa importante tradição.

“A inspiração veio quando visitei um sítio e me sentei em frente a uma avó que estava fazendo pães num forno a lenha. Ela estava colocando os pães na forma com folha de bananeira, e achei muito interessante. Essa cena me remeteu imediatamente ao natal”, afirma Neiva.

Segundo a diretora de Cultura, a palavra Belém, traduzida do hebraico, significa a casa do pão. “E foi assim, na casa do pão, que nasceu Jesus, que veio a ser o pão da vida”, explica.

Neiva detalha que o espetáculo preparado neste ano tem uma proposta diferente, com o tempo real se misturando ao passado. “Tem a avó fazendo pães e os netos brincando no quintal. Ela vai narrando a história do nascimento de Jesus e todas as cenas vão acontecendo ao lado na estrebaria”, conta.

Preparação do cenário e rotina de ensaios

Os ensaios para o grande espetáculo de Natal ocorrem todas as segundas-feiras à noite e domingos à tarde desde 28 de agosto. A peça promete encantar o público, trazendo de volta os antigos versos, trovas e rimas falados pelas crianças nas comunidades tradicionais durante os programas de Natal. Antigos hinos também farão parte do espetáculo.

A diretora de Cultura revela que o figurino já está pronto e o cenário ainda está sendo confeccionado. “Estamos pensando tudo com carinho para que esse momento seja muito especial”, afirma.

O setor de Cultura convida toda a comunidade a prestigiar o espetáculo “Belém, a Casa dos Pães”. A recomendação é que as pessoas levem uma cadeira de praia ou banqueta para melhor se acomodar no espaço em frente ao palco e poder assistir a mais um Grandioso Auto de Natal.