Secretária de Saúde de Schroeder participa de reunião na Amvali sobre regulamentação de urgência e emergência

Na semana passada, os secretários de Saúde do Vale do Itapocu se reuniram na sede da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) para tratar de algumas demandas do setor, entre elas a regulamentação de urgência e emergência. A secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Eli Roweder, e a gerente administrativa Nádia Cristiane Hefter Tambosi participaram do encontro.

Segundo Ingrit, os municípios menores tem a UPA, que é porta de entrada, e há os hospitais de referência, em Jaraguá do Sul, que atendem média e alta complexidade.

“Queremos ver se a gente consegue através do grupo de gestores, que a central de Jaraguá do Sul seja regulamentada para não depender de Joinville”, salienta a secretária de Saúde de Schroeder.

Hoje, segundo a secretária, todos os municípios da região dependem de Joinville.

“Os gestores concordaram em fazer um documento e encaminhar esse pedido para a nossa secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, pois vemos que não se faz necessário depender da regulação de Joinville”, afirma.

E uma reunião com a secretária estadual da pasta para falar sobre o assunto já está marcada. Ela acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 14 horas.

“Todos os gestores [do Estado] foram convidados. Ela vai repassar para nós sobre as cirurgias, como vai ser esse fluxo e como vão trabalhar, pois todos os municípios têm uma demanda alta de cirurgias represadas”, explana Ingrit.