Prefeitura assina contrato de gestão para desenvolvimento do Núcleo de Inovação Tecnológica de Schroeder

O prefeito em exercício de Schroeder, Lauro Tomczak, assinou na manhã de quarta-feira (10) o contrato de gestão para implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica, por meio de parceria com o Novale Hub, entidade gestora do Centro de Inovação Jaraguá do Sul.

O ato contou com presença dos representantes do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue e Nelson Martins de Almeida Netto, do procurador do Município, Daniel de Mello Massimino, da chefe de Gabinete da Prefeitura, Sônia Sirlene Zoz, presidente da ACIAS, Anderson Vieira, executiva da ACIAS, Ana Carolina Warmeling, diretor de TI do Município, Evandro Pasquali, e coordenadora de Operações do Senai, Camila Heck Kretschmar.

O prefeito em exercício, Lauro Tomczak, destaca que o objetivo do projeto do Núcleo de Inovação Tecnológica de Schroeder é fortalecer negócios locais já existentes ou que estejam em fase inicial de desenvolvimento, agregando valor aos produtos ou serviços oferecidos pelas empresas. “Com certeza, o município tem muito a ganhar com essa iniciativa que estamos desenvolvendo aqui na cidade”.

Conforme o procurador do Município, Daniel de Mello Massimino, Schroeder assinou, em setembro de 2021, o Pacto pela Inovação e Desenvolvimento do Vale do Itapocu, que é um movimento iniciado por entidades e pessoas públicas e privadas, com o objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento econômico e social; a ciência e tecnologia; o empreendedorismo; a educação e a inovação na região.

“Schroeder busca se posicionar como um novo polo para o desenvolvimento de negócios de alto valor agregado, especialmente na área de inovação e tecnologia, estabelecendo um ecossistema próprio de inovação”, destaca o procurador.

Política pública de inovação

Para o presidente do Novale Hub, Luis Hufenüssler Leigue, a iniciativa mostra que a política pública de inovação que está sendo desenvolvida na região está funcionando.

“Iniciamos os trabalhos em Jaraguá do Sul há quatro anos e precisávamos expandir para mostrar que a política pública de fomento à inovação funciona em qualquer localidade. A nossa vinda para Schroeder mostra que estamos quebrando barreiras, e que todas as cidades têm potencial para ter um núcleo e um trabalho de fomento à inovação”, afirma Leigue, acrescentando que o projeto é importante para o desenvolvimento sustentável da cidade.

O presidente da Associação Empresarial de Schroeder, Anderson Vieira, ressalta que esse é um passo extremamente importante para o município, empresários e a comunidade.

“Vai trazer uma uma geração de negócios inovadores para cidade e uma força para o município, e consequentemente vai gerar uma economia voltada para a tecnologia. É importante para a cidade, que agora tem que pensar no futuro”.

Vieira afirma que o Núcleo de Inovação Tecnológica de Schroeder é uma ação traçada há muito tempo pela ACIAS. “Schroeder vai se tornar uma referência para os outros municípios menores aqui da microrregião, para que também levem para as cidades e percebam o valor desse tipo de projeto, isso traz um benefício para todo mundo”.

Expansão da operação do projeto de inovação

Segundo o CEO do Novale Hub, Nelson Martins de Almeida Netto, em Schroeder está sendo realizado o primeiro projeto de expansão da operação do Centro de Inovação Jaraguá do Sul nos demais municípios da Amvali.

“Vamos desenvolver em primeiro momento em Schroeder uma estruturação de espaço para preparar um coworking e receber as demais iniciativas que a cidade já possui e por vezes não identificam um lugar onde comerçar os seus negócios e projetos”, explica.

No segundo momento, destaca Netto, a intenção é começar o programa de incubação. “Juntar as iniciativas, estruturar e transformar o que era ideia em negócio”. Em breve, ele afirma que Schroeder terá um aperfeiçoamento da sua matriz econômica, com novas iniciativas de negócios de tecnologia e inovação.

“Pretendemos em dois meses conseguir deixar a estrutura pronta para acolhida das empresas e desses negócios”. No início do segundo semestre deste ano, o objetivo é mostrar como vai ficar o Núcleo de Inovação em Schroeder.