Águas de Schroeder realiza importantes investimentos e projeta melhorias com novo reservatório

A companhia Águas de Schroeder divulgou um balanço das principais ações realizadas no ano de 2022. Foram mais 2 mil ordens de serviço, quase 200 novas ligações e investimento de R$ 194 mil na compra de 11 macromedidores. Para o início de 2023, a gestão municipal planeja a construção do novo reservatório de água, que deve trazer melhorias significativas no sistema de abastecimento.

Conforme a secretária de Saneamento, Rosamira Karsten (Muka), foram implantadas novas redes de água em vias que receberam pavimentação.

“Temos números importantes do nosso trabalho, de ruas que foram beneficiadas com rede dos dois lados, algo que até então não estava sendo feito. Temos as ruas Carlos Pommerening, Duque de Caxias, Germano Muller, Guilherme Daren, Guilherme Ristau, Maria Guesser, Osvaldo Kanzler, Rua 129 (lateral da rua Alberto Zanella), Santa Catarina, 25 de Julho, Guilherme Duve, Paulo Lindner, Tifa Araribá, e temos algumas ruas que ainda estão em andamento”, relata.

Muka destaca que as novas redes, com ramais novos, são implantadas nos dois lados das calçadas e já somam mais de 7 quilômetros, incluindo estradas de chão, e investimento de cerca de R$ 1 milhão. “Temos investido maciçamente nessa troca de rede. É um investimento grande, mas que se paga. Com essas mudanças, nós não vamos mais precisar romper asfalto, o conserto vai ser muito mais rápido na calçada”, afirma, acrescentando que essa medida diminui os custos com materiais e mão de obra.

Demandas atendidas

Somente no ano passado foram mais de duas mil ordens de serviço atendidas, incluindo consertos de ramais, de rede em ruas pavimentadas ou não, troca de registros, consertos e deslocamentos de cavaletes, ligações de rede de loteamento, instalações e ligações novas, entre outros. “Em 2022, tivemos quase 200 ligações novas, um número realmente expressivo”, destaca Muka.

Investimentos

Em breve, deve iniciar a construção de um novo reservatório de aço vitrificado com volume útil de 750 metros cúbicos na rua Marechal Castelo Branco, bairro Centro-Sul.

De acordo com o prefeito Felipe Voigt, essa é uma obra importante da atual administração e muito esperada no município. “Com esse reservatório, projetamos atender a demanda dos bairros Rio Hern, Centro-Sul e Schroeder I. Será uma grande melhoria na nossa rede de abastecimento de água”, afirma Felipe.

Conforme o gerente de Saneamento da Águas de Schroeder, Luann Junior Forteski, foram adquiridos ainda um total de 11 macromedidores. “Nove já foram instalados em 2022. Dois deles serão instalados junto com a construção do novo reservatório neste ano”, afirma.

Luann explica que será instalado também um sistema de telemetria no município. “Em tempo real vamos ter todas as informações de pressão, vazão, funcionamento dos inversores de frequência de todos os distritos de medição. Vamos dividir os 150 quilômetros de rede que temos hoje em 11 setores e ter o comportamento de cada um. Em cima disso, com o trabalho estatístico, conseguiremos direcionar os trabalhos de pesquisa de vazamento”, detalha.

Canais para atendimento

A Águas de Schroeder disponibiliza diversos canais para atendimento aos consumidores, facilitando a obtenção de serviços. Isso permite que os usuários resolvam uma série de pendências via telefone e online.

O atendimento presencial e via WhatsApp é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O telefone/WhatsApp é o 3374-6550, e o site aguasdeschroeder.com.br.