Gestão Municipal se reúne com Grupo de Apoio para prestação de contas do trimestre

A Gestão Municipal de Schroeder esteve reunida com o Grupo de Apoio, formado por pessoas da comunidade que atuam em diversos setores, para prestar contas dos investimentos no trimestre (abril, maio e junho).

O prefeito Felipe Voigt, o vice-prefeito, Lauro Tomczak, secretários, diretores e servidores estiveram presentes, bem como os conselheiros que fazem parte do Grupo.

As apresentações ficaram a cargo do secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, da secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt e da diretora de Convênios, Rafaela Susan Kienen.

Para o prefeito, os encontros têm sido produtivos, havendo interesse por parte dos conselheiros em participar e replicar o conhecimento. “Como são lideranças, eles levam ao conhecimento das pessoas a realidade da Administração Pública e, cada vez mais, essa transparência vai pegando corpo na sociedade”, comenta.

Felipe também ressalta o fato de que os números foram comentados na Câmara de Vereadores pelo líder de governo, vereador Ildemar Zoz (PP), o que ajuda a difundir ainda mais sobre os investimentos que estão sendo feitos. “Nós estamos vivendo um momento histórico para nossa cidade, onde temos obras acontecendo em diversos lugares”, diz o prefeito.

O setor de Planejamento, Gestão e Finanças apresentou um balanço sobre os recursos consolidados, ordinários e vinculados, apontando os investimentos do Município em setores como Saúde e Educação.

A pasta também destacou a movimentação de empresas em Schroeder, onde o saldo vem se mantendo positivo. De janeiro a junho, o saldo foi de 54 em 2020, 91 em 2021 e 80 em 2022. “O mercado vem se mantendo aquecido e nós temos trabalhado para estrutura a cidade e dar melhores condições para a abertura de novas empresas”, enfatizou Denilson.

EDUCAÇÃO

A secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, falou sobre a estrutura da SEMEC, que é responsável por 15 unidades escolares, sendo 5 centros de educação infantil, 9 escolas que atendem educação infantil e ensino fundamental, 1 escola campo-rural e 1 unidade CEIM com início de atendimento em maio.

A Educação possui 298 servidores, incluindo professores, orientadores, auxiliares de sala, direção, profissionais da cozinha e limpeza, entre outros. Essa equipe é responsável pelo atendimento a 1.049 crianças da educação infantil e 1.721 alunos do ensino fundamental.

A secretária apresentou um quadro comparativo que mostra o aumento no número de matrículas desde 2019 (2.587) até 2022 (2.770). A previsão é de que sejam abertas 150 novas vagas nas creches.

Na Educação Especial, 60 alunos frequentam a Apae de Jaraguá do Sul e 7 frequentam a AMA. Outros 91 alunos especiais frequentam a escola regular em Schroeder, sendo que 3 escolas possuem salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Além dos investimentos para manter os alunos nessas instituições (Apae e AMA), para o transporte escolar, merenda e outras necessidades, a Gestão Municipal vem realizando obras de manutenção e ampliação.

INICIATIVAS EM ANDAMENTO OU CONCLUÍDAS

• Ampliação do CEIM Cristiane Inês Zerbin: Contrato: R$ 1.283.210,85

• Ampliação de salas e reforma de telhamento do Ginásio na Escola Santos Tomaselli: R$ 528.247,38

• CEIM Izabella: R$ 670.672,87

• Melhorias: R$ 273.407,99

• Material Esportivo – R$ 100.000,00 – emenda

• Mobília na Izabella – R$ 200.00,00 – emenda

INVESTIMENTOS PROJETADOS

• Ampliação Escola Rui Barbosa: R$ 168.661,93 (em licitação – recursos próprios)

• Reforma cobertura Escola Frida: R$ 110.567,51 (emenda – já licitado)

• Reforma cobertura e pintura Escola Clarice: R$ 150.000,00 (emenda – licitado)

• Muro e lixeira da Escola Sarita: R$ 66.519,19 (recursos próprios)

• Projeto de Prevenção na Escola Santos: R$ 410.210,96 (encaminhado para licitação – recursos próprios)

• Reforma cobertura Chapeuzinho Vermelho: R$ 161.762,00 (encaminhado para licitação – recursos próprios)

• Reforma de cobertura no galpão da Escola Frida: R$ 73.331,27 (encaminhado para licitação – recursos próprios)

• Reforma do galpão da Escola Castro: R$ 300.000,00 (encaminhado para projeto e licitação – recursos próprios)

• Ampliação de 2 salas no Jardim Abelhinha Feliz: R$ 218.390,53 – recursos próprios

• Piso modular externo na quadra da Escola Castro Alves – emenda de R$ 200 mil.

“Além de todos os investimentos previstos, temos que ressaltar uma série de projetos educacionais que vêm sendo desenvolvidos ao longo do ano, que envolvem teatro, dança, poesia, cultura alemã, cinema, fanfarra e muito mais”, apontou Armelinda.