Diretor de Turismo de Schroeder conclui treinamento para agentes do DEL em Orleans/SC

O diretor de Turismo de Schroeder, Adilson Pommerening, esteve em Orleans, no Sul de Santa Catarina, de 27 de setembro a 1º de outubro, participando de um treinamento de agentes de articulação do DEL (Desenvolvimento Econômico Local).

Entre as atividades da capacitação, estiveram visitas técnicas, uma delas em área rural para discutir implantação do turismo rural (cicloturismo) e chalés para locação por aplicativo. São analisados pontos fortes e fracos do negócio e feitos projetos de melhorias.

“O agente de articulação é a pessoa que vai fazer o agendamento de todas as câmaras técnicas, preparar as reuniões, digitar as atas, buscar os próximos passos e cobrar as atividades pendentes”, explica Adilson.

O DEL é implementado pela Facisc, junto com associações empresariais e Poder Público, onde se montam câmaras técnicas de diversas áreas, como Turismo, Educação, Agronegócio, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comercial.

Pommerening explica que são feitos grupos com pessoas interessadas em contribuir com suas ideias e auxiliar a gestão pública com sugestões de melhorias e projetos para desenvolver a cidade economicamente. A Associação Empresarial de Schroeder (Acias) também faz parte das ações do DEL em Schroeder.

“Foi uma semana inteirinha de treinamentos teóricos e práticos. É uma ferramenta que auxilia o setor privado junto com o setor público a buscar melhores soluções por equipe, trabalhando juntos para tentar buscar o melhor resultado possível”, conclui.

As palestras do treinamento estiveram a cargo dos consultores do DEL do Brasil e dos consultores da Facisc, para formação daqueles que irão conduzir o desenvolvimento econômico local nos municípios.