Aulas 100% presenciais devem ser retomadas em setembro na rede municipal de Schroeder

Até o dia 10 de setembro de 2021, os alunos das unidades escolares municipais de Schroeder devem voltar às aulas totalmente presenciais. Desde a semana passada, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) está mantendo reuniões junto ao Plancom (Plano de Contingência para Educação) para definir as ações necessárias.

“A gente fez bastante alterações conforme as leis e decretos estaduais. Nesta semana, as escolas vão reorganizar seus Planos de Contingência”, revela a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt.

Basicamente, a mudança se refere ao distanciamento social, que até então era 1,5 metro em sala de aula. Agora, passa a ser de 1 metro em sala de aula. Isso significa que no ensino fundamental será possível promover o retorno de quase todos os alunos, a depender realmente da metragem quadrada das salas de aula de cada unidade escolar. Nas áreas de alimentação e circulação, o distanciamento permanece como está, de 1,5 metro. “Todos os alunos, então, deverão retornar à sala de aula. Só poderão permanecer no ensino remoto aqueles que possuem atestado de comorbidade”, salienta.

Creches e centros de educação infantil

Nas creches, a permanência de 4 horas será estendida para 5 horas, com a intenção de voltar a turno integral assim que houver mais servidores aptos a retornar. O retorno dos servidores que estão em home office vai acontecer gradualmente, pois eles só podem retornar a partir de 28 dias de quando tomarem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Comorbidades

Prioritariamente, deverão exercer as atividades de ensino de forma remota os estudantes que se enquadrarem nas seguintes condições de risco: gestantes e puérperas; obesidade grave; asma; doença congênita ou rara ou genética ou autoimune; neoplasias; imunodeprimidos; hemoglobinopatia grave; doenças cardiovasculares; doenças neurológicas crônicas; e diabetes mellitus.