“ Contação de História e os contos de fadas”

Quando uma criança presencia uma contação de história ela viaja para um lugar onde sua imaginação fica livre, podendo colocar-se no lugar nos personagens e viver a sua própria aventura. Quanto mais envolvimento com histórias, seja elas lidas, inventadas, ilustradas ou recontadas, mais a criança desperta interesse para a busca de novas leituras, além de desenvolver a linguagem, a memória, concentração, a aprendizagem e o raciocínio.

No entanto, nem todos os tipos de histórias agradam públicos diferentes. Contudo, quem nunca sonhou em ser a princesa encantada e morar em um lindo reino ao lado de quem gosta e viver feliz para sempre? Nessa linha, a Escola Municipal Rui Barbosa, de Schroeder, está desenvolvendo com os alunos do 2º e 4º ano o projeto “ Contação de História e os contos de fadas”.

Segundo a professora responsável, Morgana Patricia Gebhardt Ponath, o gênero textual foi escolhido pois desperta o interesse da criança, já que fala de coisas que acontecem somente nas histórias, mas que mexem com a imaginação como fadas, bruxas, princesas, príncipes e animais encantados. Morgana completa ainda que os contos de fadas também proporcionam soluções para medos e angustias, já que ao final de todos os contratempos os personagens acabam vivendo “felizes para sempre”.