Trabalho prioriza Educação Especial

A Prefeitura Municipal de Schroeder, através da secretaria de Educação, está realizando um trabalho dedicado ao atendimento dos alunos com dificuldade de aprendizagem e necessidades educacionais especiais, assim como aos familiares e professores.

De acordo com o secretário de Educação, Maykel Roberto Laube, a finalidade é conhecer a história dos alunos, aproximar a família da escola, avaliar e identificar os problemas de aprendizagem dos alunos, conhecendo seus potenciais construtivos e encaminhando, quando necessário, para outros profissionais.“ Como por exemplo, a psicólogo, fonoaudiólogo e neurologista, os quais realizam o diagnóstico especializado e exames complementares visando o desenvolvimento das potencialidades desses alunos no processo de aquisição do conhecimento”, explica.

Segundo o secretário, o trabalho vem sendo desenvolvido pela equipe formada por uma Psicopedagoga e Pedagoga, em alinhamento aos documentos nacionais sobre inclusão no espaço escolar.  A proposta para a Educação Inclusiva que vem sendo desenvolvida no município será articulada com a participação de toda a comunidade, no I Fórum Educacional de Inclusão, que acontece no mês de julho.

A psicopedagoga Greice Denker e a pedagoga e intérprete Geziane Machado, responsáveis pelo trabalho em Schroeder, iniciaram o ano de 2015 realizando um levantamento em todas as escolas do município para mapear as matrículas de crianças que já possuem um laudo médico, além de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem das demais crianças.