Secretário busca recursos em Brasília

Nos dias 10,11 e 12 deste mês, o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Schroeder, Maykel Laube, esteve em Brasília acompanhado do vereador Valdevino Anjos dos Santos.

Segundo o secretário, o objetivo da viagem foi buscar recursos e tirar dúvidas sobre outros que ainda não chegaram ao município. “Tínhamos muitas dúvidas sobre determinados recursos e projetos. A viagem foi bastante esclarecedora e fomos muito bem atendidos pelos deputados e senadores. A agenda foi cheia, mas conseguimos trazer ótimas notícias”, comenta Laube.

Entre os projetos que beneficiarão Schroeder estão uma Sala de Atendimento Especializada com computadores, jogos, entre outros equipamentos que atenderão alunos com deficiência visual, auditiva e intelectual. A mesma estará localizada na Escola Emílio da Silva e atenderá toda rede municipal de ensino. O investimento é de R$ 30 mil e a previsão é que esteja funcionando ainda no final do primeiro semestre deste ano.

Outro projeto refere-se a recursos digitais. Laube explica que em Schroeder, as escolas ainda não contam com nenhum laboratório de informática e que o objetivo, através de emenda parlamentar, é trazer recursos para esta área. “Vamos analisar ainda se disponibilizamos salas de informáticas com computadores e equipamentos necessários nas escolas ou se oferecemos Tablets aos alunos. Queremos em um primeiro momento atingir pelo menos 50% da rede municipal”, comenta o secretário. O investimento aproximado é de R$ 300 mil.

Ainda na área de Educação, o secretário aproveitou a viagem para esclarecer dúvidas referente a construção da nova creche na localidade de Rio Hern. Segundo Laube, o projeto será feito através do PAR (Plano de Ações Articuladas)/SIMEC e deverá atender 170 crianças. “O projeto que havíamos enviado não foi aprovado, por isso, a demora destes recursos. Agora, teremos que refazer o projeto e a expectativa é que no começo de 2016 a obra saia do papel”, completa Laube. O investimento aproximado desta obra é de R$ 1 milhão.

Outros investimentos

Já na área de lazer, Laube conta que tentará, através de emenda pelo Ministério, projeto para a construção de um galpão de eventos no município. Também está na lista de prioridades uma nova pista de Skate que deverá ser construída próximo ao Portal do município. A mesma deverá ser feita em 2016 com investimento aproximado de R$ 100 mil.

“Também estamos buscando um caminhão com câmara frigorífica para o recolhimento de hortaliças, frutas e verduras da Agricultura Familiar. Hoje, uma Kombi realiza o transporte até as escolas e muitos alimentos acabam estragando, por isso, precisamos de um veículo adequado”, informa o secretário. O investimento é de R$ 250 mil.

Agenda cheia

O Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Schroeder, Maykel Laube, também esteve no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, onde tirou dúvidas quanto aos cadastramentos das crianças e idosos do município referente aos Programas BPC e PBF.

Segundo ele, Schroeder é um município muito rico e que possui um diagnóstico muito bom quanto as pessoas que necessitam do Bolsa Família. Referente aos cadastros que são de responsabilidade das Secretarias de Educação, Secretaria da Saúde e Assistência Social o município está com todas as ações devidamente preenchidas e não corre risco de perder os recursos do governo federal.

O secretário visitou ainda os deputados Mauro Mariani (PMDB), Jorginho Melo (PR), Décio Lima (PT), Pedro Uczai (PT), Celso Maldaner (PMDB), Marco Tebaldi (PSDB), e os senadores Luiz Henrique da Silveira e Dário Berger.