Sábado tem dia D de vacinação em Schroeder

A Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder promove neste sábado (13/04) o Dia D de Vacinação contra a influenza (gripe), dengue e multivacinação.

Neste dia, a vacina para os grupos prioritários (veja a lista abaixo) estará disponível em quatro salas de vacinas: Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, ESF Schroeder III (Bracinho), ESF Sossego e ESF Schroeder 1, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.  Não esqueça de levar documento com foto e carteira de vacinação.

Conforme a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, o objetivo é melhorar a cobertura em todas as faixas etárias para atingir a meta de vacinação contra a gripe.

Grupos prioritários – Vacina da Gripe:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses 29 dias)

– Trabalhadores da Saúde

– Gestantes e Puérperas

– Professores do ensino básico e superior

– Povos indígenas (aldeados, residem em terras e agrupamentos não homologados e indígenas vivendo fora de terras indígenas)

– Idosos com 60 anos ou mais de idade

– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

– Profissionais das Forças Armadas

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiros

– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

– Trabalhadores Portuários

No caso de pessoas acamadas que necessitarem de vacinação em casa, os responsáveis devem entrar em contato com o ESF do seu bairro e agendar a visita para receber a vacina.

Grupos prioritários – Vacina da Dengue:

Munícipes de 10 à 14 anos.

Também haverá outras vacinas disponíveis no Dia D.

Sobre a gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

A síndrome gripal (SG) se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três por cinco dias após o desaparecimento da febre.

Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, estes podem evoluir para a síndrome respiratória aguda grave (Srag) ou mesmo óbito.