Saúde alerta pais para importância da 2ª dose da vacina contra gripe em crianças em Schroeder

A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os pais sobre a necessidade de aplicação da segunda dose da vacina contra gripe nas crianças de seis meses e menores de cinco anos que tomaram a vacina pela primeira vez há cerca de 30 dias.

Segundo a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, a vacina é assegurada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e está disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina em Schroeder.

“Apenas com a primeira dose as crianças não estão totalmente imunizadas. E para para receber a segunda dose, é obrigatório que a criança já tenha recebido a primeira entre 21 e 30 dias após a aplicação da primeira dose”, ressalta.

Uma hipótese para baixa adesão da segunda dose nas crianças pode ser o desconhecimento dos pais, apesar da ampla divulgação da campanha, ressalta a técnica de enfermagem da Vigilância em Saúde de Schroeder, Lúcia Kersten Bruhmuller.

De acordo com Lucia, até o momento a campanha já atingiu 2464 schroedenses imunizados contra o vírus da influenza, sendo 321 crianças, onde apenas 22,66% do público-alvo tomaram a segunda dose.

A técnica de enfermagem disse que a segunda dose para as crianças é agendada, por isso deve-se verificar a carteirinha de vacinação do filho.

“Pedimos que os pais não deixem de completar o esquema da vacina gripe para os pequenos, para que eles estejam protegidos”, finaliza.