Vigilância em Saúde de Schroeder intensifica visita a moradias nas proximidades de dois novos focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder, por meio do setor de Vigilância em Saúde, confirmou mais dois focos positivos do mosquito Aedes aegypti no município, totalizando 18 em 2023.

Foram encontrados dois novos focos em armadilhas nas proximidades do ESF Sossego e da entrada da rua 3 de Outubro.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Ingrit Eli Roweder, esses locais estão passando pela delimitação de foco. “Identificadas com o crachá da Prefeitura, equipes formadas por agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde realizam buscas num raio de 300 metros do focos”, explica.

O setor de Saúde continua realizando orientação aos moradores. Porém, segundo Ingrit, a prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população.

“Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulhos, são atitudes necessárias no combate ao mosquito da dengue”, reforça.

A gerente de Vigilância em Saúde de Schroeder, Cristiane de Lima Pacheco, explica que os focos, muitas vezes, são encontrados em objetos deixados jogados no pátio das residências.

“Os principais depósitos são pratinhos de plantas, em galões e depósitos com água da chuva”, destaca.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.