Agricultores de Schroeder já podem solicitar calcário do Programa Terra Boa

O Programa Terra Boa, do Governo do Estado, está disponibilizando 450 toneladas de calcário para a agricultura familiar em Schroeder, gratuitamente.

O calcário é um insumo fundamental para correção de solo e aumento da produção agrícola. Para que a aplicação seja mais eficaz e siga a recomendação técnica, é indispensável a análise de solo.

Os produtores rurais interessados em participar do Programa Terra Boa devem procurar a Epagri de Schroeder, que realiza a CAF (Cadastro de Agricultor Familiar) e a análise de solo para que cada agricultor saiba a quantidade e o tipo de calcário que deve ser usado em sua propriedade.

Conforme a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Schroeder, Somira Hackbarth Kasmirski, a Prefeitura fica responsável pelo frete do produto, que custa o valor de 1 UFM, equivalente a R$ 272,66, com 30 dias de prazo para pagamento.

“Esse é o valor que será cobrado por carga de calcário para os agricultores. O transporte do produto é feito de Botuverá até a propriedade do agricultor. Para isso, eles devem ir até a Epagri, validar sua CAF, fazer o pedido e a análise de solo”, explica Somira.

O extensionista rural da Epagri em Schroeder, Aloisio Guesser, é que faz o pedido de transporte à Prefeitura, após realizar os procedimentos para apontar a necessidade de cada produtor rural. Assim, a Secretaria de Agricultura elabora um cronograma de entrega.

“Provavelmente, a partir de maio a gente já estará fazendo as primeiras entregas de calcário, conforme os agricultores forem fazendo seus pedidos na Epagri”, ressalta Somira.

Mais informações na Epagri, na Rua Marechal Castelo Branco nº 3507, sala 3, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.