Vigilância divulga balanço do mutirão contra a dengue no sábado e registra dois novos focos em Schroeder

A Prefeitura de Schroeder, por meio do setor de Vigilância em Saúde, promoveu mutirão contra a dengue na manhã de sábado (25) no Centro da cidade. A ação foi realizada em residências nas proximidades do Posto de Saúde, na região onde foi localizado um foco recentemente.

Identificadas com o crachá da Prefeitura, as duas equipes formadas por agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde realizaram buscas num raio de 300 metros do foco. Ao todo, 40 casas foram visitadas.

“Realizamos orientação, distribuição de panfleto aos moradores e a coleta de oito tubos de larvas que serão encaminhadas para o laboratório para análise”, explica a gerente de Vigilância em Saúde de Schroeder, Cristiane de Lima Pacheco, destacando que o trabalho seguirá sendo realizado nos próximos dias na cidade.

Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais dois focos positivos do mosquito Aedes aegypti, totalizando 10 em 2023.

Os novos focos foram encontrados em uma residência na rua Pedro Hang, no Centro, durante o trabalho de delimitação de foco, e numa casa na rua Guilherme Zastrow, no bairro Sossego.

“Os principais depósitos que estamos coletando larvas são em potinhos e pratinhos de plantas e em objetos deixados jogados no pátio das residências”, acrescenta Cristiane.

AÇÕES

A prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população.

A secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, reforça que manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas”, orienta Ingrit.

O que fazer?

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos fechados e desentupidos;

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

• Retire a água acumulada em lajes;

• Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.