Escolas Municipais de Schroeder preparam com carinho ambiente para receber os 2800 alunos nesta quarta-feira (8)

Nesta quarta-feira (8), 1800 estudantes do ensino fundamental e 1000 alunos da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Schroeder retornam às salas de aula após o período de férias.

Para receber da melhor forma os estudantes, as equipes das 15 unidades escolares, que englobam aproximadamente 350 servidores (direção, orientador, professores, serventes, merendeiras e auxiliares) preparam com carinho cada espaço escolar.

“Estamos na expectativa para receber os nossos alunos, pois teremos muitos projetos pedagógicos neste ano letivo”, afirma a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, acrescentando que os CEIMs, que estavam com atendimento em regime de plantão, também iniciam o ano letivo neste dia.

Nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Educação divulgou um checklist com orientações para os alunos: organizar seu material escolar, separar o uniforme, garrafinha de água, carteirinha para os usuários de transporte escolar e dormir mais cedo.

SEMANA PEDAGÓGICA

Os professores voltaram às atividades no dia 30 de janeiro, com programação da semana pedagógica nas Unidades Escolares. “Todos os servidores estudaram o Regimento Interno, traçaram metas para o ano letivo, e os novos servidores foram apresentados ao grupo. A equipe Pedagógica e Administrativa, juntamente com o prefeito, participaram de algumas reuniões internas”, comenta Armelinda.

Os profissionais da Educação assistiram à palestra online do professor Chalita. Os temas abordados, segundo a secretária de Educação, foram maravilhosos, e ajudam a fortalecer o conceito de empatia, “ser” humano, grupo e escola.

Além disso, em cada escola foi organizado junto à Orientação um momento para que todos os professores pudessem discutir o documento das Diretrizes Pedagógicas, para alinhamento do trabalho pedagógico.

Com os profissionais dos CEIMs, a formação contou com participação de profissionais da Saúde e de bombeiros da corporação de Schroeder, abordando os temas de noções básicas de primeiros socorros e prevenção de doenças infectocontagiosas.

“Assim, toda a equipe estará preparada para receber nossas crianças de forma planejada e com muitas possibilidades de aprendizagem”, acrescenta Armelinda.

Também houve reunião com os auxiliares administrativos e de expediente, formação continuada com as cozinheiras, e momento com os serventes, auxiliares de serviços gerais e colaboradores terceirizados. O intuito dos encontros especiais é buscar a valorização profissional e maior qualidade na Educação.

OBRAS E MELHORIAS

Durante o período de férias escolares, foram concluídas importantes obras no setor, como a reforma do telhado na Escola Municipal Profª Kismara L. W. Moreira e Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, e a ampliação de duas salas no Jardim de Infância Abelhinha Feliz, que será inaugurada nos próximos dias.

Ainda estão em andamento as obras dos sistemas preventivos contra incêndios na Escola Municipal Professor Santos Tomaselli.

PRINCIPAIS DATAS E EVENTOS DO CALENDÁRIO MUNICIPAL

– Formação Continuada com todos os Profissionais da Educação, durante o ano letivo.

– Semana da Língua Alemã – 23 a 27 de maio

– Pura Poesia Interno – primeiro semestre