Prefeitura de Schroeder realizou obras e grandes investimentos na Educação em 2022

O ano de 2022 foi marcado por grandes obras e investimentos na área de Educação na rede municipal de ensino de Schroeder.

A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a ampliação do CEIM Cristiane Inês Zerbin (R$ 441.483.678,16), que possibilitou atender mais de 70 crianças que estavam na lista de espera.

Outra grande obra, segundo a secretária da pasta, Armelinda Walz Schmitt, foi a ampliação de salas e reforma do telhamento do Ginásio na Escola Municipal Professor Santos Tomaselli (R$ 528.247,38).

E as obras não param por aí, pois estão em andamento a construção de muro e lixeira na Escola Sarita Beck Rezende (R$ 66.519,19 – recursos próprios) e a reforma da cobertura no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho (R$ 161.762,00 – recursos próprios).

Investimentos

A Prefeitura Municipal também investiu na aquisição de brinquedos e material pedagógico e esportivo para as salas de aula, além de brinquedos para os parques infantis.

As unidades escolares foram contempladas com condicionadores de ar, livros de literatura infantil, infanto e juvenil, e mobília para salas de aula, secretaria das escolas e sala dos professores.

O setor promoveu melhorias (R$ 273.407,99) e adquiriu mobília (R$ 200.00,00 – emenda) no CEIM Isabella Gomes dos Santos, e comprou um terreno voltado à Escola Municipal Rui Barbosa (R$ 260.000,00).

Foram destinados recursos na instalação do piso modular na quadra da Escola Santos Tomaselli (R$ 75.000,00 – emenda + R$ 109.000,00 – recursos próprios).

Calendário de eventos

O ano foi recheado de eventos no setor de Educação. Os principais foram o Pura Poesia, a Semana da Língua Alemã – primeiro semestre, o Dia da Família e Mostra de Trabalhos (parceria com APPs), o Criança em Dança, o Proerd – 5ºs anos, o Conhecendo SCHROEDER – 4ºs anos, o Conhecendo a Capital – 5°s anos, o Programa Robótica – 8ºs e 9ºs anos, além de Uma experiência com o Prefeito e Autos de Natal.

Conforme Armelinda, os projetos e metas para 2023 incluem:

– ampliação de duas salas no Jardim Abelhinha Feliz – R$ 218.390,53 – recursos próprios – em andamento

– reforma de cobertura galpão da Escola Municipal Frida Hein Krause – R$ 73.331,27

– reforma da cobertura da Escola Municipal Frida Hein Krause – R$ 110.567,51

– projeto de prevenção na Escola Municipal Professor Santos Tomaselli: R$ 545.268,46 – recursos próprios

– ampliação na Escola Municipal Rui Barbosa – R$ 203.581,42

– cobertura de área no CEIM Primeiros Passos – R$ 62.119,94

– reforma da cobertura e pintura na Escola Municipal Profª Clarice Lange Jacobi: R$ 150.000,00

Também estão nos planos da Educação a pintura externa do Prédio da Secretaria de Educação, a pintura na Escola Municipal Professor Santos Tomaselli, a aquisição de brinquedos de parque para as escolas, câmeras nos espaços escolares para maior segurança e proteção e a compra de equipamentos para as fanfarras nas escolas.

“Todas as ações para 2023 serão analisadas com APP, Escola e Secretaria de Educação”, enfatiza Armelinda.

Para a secretária de Educação, o ano de 2022 foi muito importante no setor, pois foi marcado pelo retorno das aulas presenciais e pelos projetos sendo desenvolvidos nas escolas, viagens de estudos com os alunos, além de eventos nas escolas em parceria com as APPs.

“Percebemos a motivação e participação efetiva da comunidade escolar. Isso nos deixa muito felizes porque a escola precisa da comunidade. Toda escola quer mostrar para as famílias o trabalho que realiza com os alunos”, ressalta.

Armelinda deseja que 2023 seja um ano incrível. “Que possamos contribuir cada vez mais na Educação dos nossos alunos”.