Agricultura: Capacitações, ampliação da frota e criação do selo Vale dos Encantos foram destaques do setor em 2022
A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Schroeder divulgou balanço das ações realizadas no ano de 2022, com destaque para as capacitações, ampliação da frota e criação do selo Vale dos Encantos.
Por meio de parceria com o Senar/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), foram desenvolvidos 10 cursos ao longo do ano, como os de processamento de carne suína, de frango e de peixe, confeitaria, massas para congelamento, pães, biscoitos, derivados de leite, entre outros.
“Destaque para produção de leite, manejo e adequação às novas legislações”, afirma a secretária da pasta, Somira Hackbarth Kasmirski.
O setor também promoveu campanhas de aquisição de alevinos, ultrapassando 14 mil unidades solicitadas, e de mudas frutíferas e ornamentais, com mais de 2,4 mil entregas realizadas.
Junto à Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), o setor de Agricultura buscou a disponibilização de mais calcário aos produtores, conseguindo 450 toneladas, atendendo 30 agricultores.
O projeto do Maruim teve sequência em conjunto com Cigamvali, com adesão de 86 novas fichas para aplicação do Controlador Bioativo do Maruim (CBM).
O produto para combate e controle do borrachudo também vem sendo aplicado. Foram mapeados mais de 500 pontos para aplicação do larvicida biológico BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis).
Foram realizados 950 atendimentos veterinários, entre animais doentes, emergências, cirurgias, retornos. Também foram feitas 58 coletas de sangue para investigação de zoonoses, além de coleta de dois cérebros, canino e felino, para investigação de raiva e uma visita técnica para sarna em cães.
Foram 96 inseminações (+ 46 tercerizadas). O Icasa (Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária) fez 910 atendimentos, entre registros, baixas, transporte, colocação de brincos, entre outros.
Frota maior
Durante o último ano, o setor conseguiu ampliar a frota, recebendo 2 retroescavadeiras, 2 tratores de pneu e 1 caminhão basculante.
Ao todo, foram 1029 horas de serviços terceirizados (PC, esteira, mini e retroescavadeira). O setor também totalizou 1.332 horas com serviços de arado, disco, grade aradora, rotativa, subsolador, pulverização e esterqueira.
Lei do SIM
Schroeder foi o primeiro município da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) a aprovar a Lei do SIM (Sistema de Inspeção Municipal). A iniciativa visa promover a saúde pública e a segurança alimentar.
Todos os produtores e empreendedores que beneficiam leite, carne, pescado, mel, suínos, ovos e seus derivados precisam cumprir as normas que regem a Lei Municipal, que dispõe sobre a inspeção sanitária e fiscalização de produtos de origem animal. Esses alimentos deverão ter carimbo de inspeção, atestando a qualidade.
De acordo com Somira, a aprovação da lei é de suma importância para os pequenos agricultores que estão iniciando na atividade e para aqueles que comercializam seus produtos “em fundo de quintal” e têm o propósito de crescer e se regularizar.
“Eles podem fazer suas vendas dentro do município e da Amvali, com mais oportunidades de negócios e crescimento. As microempresas que já estão instaladas têm possibilidade de agregar valor ao seu negócio, melhorar sua estrutura e obter formação, visando a expansão do empreendimento”, destaca a secretária.
Somira revela que o projeto Fortalece Agroindústria é uma parceria do Sebrae, Cigamvali e prefeituras.
“Foi feita a reestruturação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), equiparando a lei entre os 7 municípios, possibilitando a venda dos produtos dentro da Amvali”.
Junto ao projeto, foi criado o selo Vale dos Encantos. “As agroindústrias que estão no projeto e participaram de várias palestras, visitas técnicas e formações, receberão o selo, transmitindo qualidade, procedência e tradição dos produtos”, explica.
Adaptações para melhorar o Programa de Apoio à Agricultura e Pecuária
Em maio, foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores o projeto de lei da Gestão Municipal de Schroeder que promove alterações no Programa Municipal de Apoio à Agricultura e Pecuária do Município de Schroeder – PROAGRO-SCHROEDER.
Conforme Somira, a revisão da Lei da Agricultura é muito importante para adaptar a realidade da gestão junto com a do setor dentro do Município. “A gente sempre está tentando melhorar e oportunizar mais negócios para os agricultores”, comenta a secretária.
A lei atende produtores rurais ativos na Inscrição Estadual de Bloco de Nota Rural, onde ele faz seu cadastro e emite as notas conforme o que produz.
Têm direito à prestação dos serviços da Patrulha Agrícola Mecanizada os proprietários, possuidores ou arrendatários de imóveis cuja destinação final seja agropecuária, de acordo com o cadastro imobiliário da Prefeitura Municipal de Schroeder, ou que possuam o Registro de Produtor Rural ativo, bem como tenham emitido, no ano imediatamente anterior à solicitação, no mínimo duas Notas de Produtor Rural condizentes com a atividade cadastrada.
Registro e regularização de máquinas que transitam em vias públicas
Em conjunto com a Polícia Militar, o setor de Agricultura promoveu, no dia 18 de novembro, reunião com agricultores e demais proprietários de máquinas que transitam em vias públicas. Na ocasião, foi apresentado o aplicativo ID AGRO, para registro de máquinas que possuem necessidade do procedimento.
Se enquadram nesta Lei os tratores, carretas agrícolas, tobatas, gibatas ou similares que transitam em vias públicas, com produtos agrícolas ou não.
Mais de 700 áreas rurais receberam certificado de georreferenciamento do Estado
O procedimento faz parte do processo de certificação para reconhecimento dos limites da propriedade e regularização fundiária de terras, com a retificação de área ou de titularidade nos cartórios.
Na cerimônia, realizada na Sociedade Vitória, os produtores receberam a planta topográfica, o memorial descritivo e o certificado do sistema de gestão fundiária do Incra.
Metas do setor
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural está na expectativa de contratação, através de concurso, de um novo médico veterinário para atendimento clínico, tendo em vista o aumento da demanda do serviço de inspeção.
Também projeta o aprimoramento do projeto Fortalece Agro, incluindo outras pequenas agroindústrias.
A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural é composta pela secretária da pasta, Somira, assessor Flávio, inseminadora Ana, veterinária Kamile, tratoristas Wilson, Volmir e Geraldo, e estagiária Mayara.