Veja dicas do Procon de Schroeder para não cair em golpes ou falsas ofertas na Semana do Consumidor

A Semana do Consumidor teve início nesta segunda-feira (14) e deve se estender até o sábado (20), com promoções em toda a região. No entanto, conforme o Procon de Schroeder, é sempre bom estar atento para não cair em golpes e falsas ofertas.

De acordo com a diretora do Procon local, Eduarda Pasold, compras virtuais geram bastante ocorrências em Schroeder.

Para alertar os consumidores sobre algumas formas de se proteger, ela oferece algumas dicas:

– Informe-se sobre a loja, fazendo pesquisas se já foi alvo de reclamações no Procon do município, buscando recomendações da loja em sites como o “RECLAME AQUI”;

– Verificar se a loja possui meios de comunicação como e-mail, chat online e telefone, se os produtos têm descrições completas, se a loja informa claramente sobre prazos de entrega, pagamento e devolução, se possui espaço para opiniões dos produtos vendidos;

– Preferir realizar pagamento com cartão de crédito, pois no caso de não recebimento é mais fácil a contestação e cancelamento da compra;

– Verificar o CNPJ, sempre faça uma pesquisa no site da Receita Federal para verificar se a empresa está devidamente cadastrada e ativa;

– Produtos comprados online possuem 7 dias de arrependimento depois da sua compra. Sempre envie para a loja solicitando o cancelamento dentro dos 7 dias e, caso ela se recuse a cumprir, procure o Procon para envio de notificação.

Nas compras em lojas físicas, o órgão orienta a verificar preços e funcionamento de produtos na loja e sempre solicitar a nota fiscal.

“Devido à Semana do Consumidor, pode estar havendo a renegociação de dívidas com bancos e até contratações de empréstimos online facilitados. É necessário muito cuidado na hora de realizar pagamentos. Sempre consulte o CNPJ e o código de barras antes de pagar e não faça transações em pix para pessoas físicas”, orienta.

Dúvidas podem ser sanadas no telefone do Procon (47) 3374-6540, que também é WhatsApp.