Esporte: Com a retomada do setor, novos projetos devem surgir segundo o diretor Xande de Oliveira

A pandemia causou o cancelamento de diversos eventos em 2021, porém, a Diretoria de Esportes de Schroeder não parou de trabalhar. Tanto, que assim que algumas atividades foram sendo liberadas, as equipes locais passaram a celebrar diversas conquistas, trazendo imensa alegria aos schroedenses neste momento.

“Voltando lá em fevereiro, quando fui nomeado, peguei um cenário pandêmico, cheio de decretos e limitações, várias situações que impossibilitaram a gente de dar início ao trabalho”, recorda o diretor de Esportes, Alexandre de Oliveira, o Profº Xande. Mesmo assim, ele diz que entrou com todo o gás para fazer as coisas aconteceram.

Depois de um certo tempo, o diretor percebeu que a retomada não seria tão rápida e passou a focar na reestruturação do ambiente de trabalho, de modo a valorizar mais todos os envolvidos no processo.

A gente sentou, pensou, fez uma proposta para o Seu Felipe [Voigt, prefeito] e fez uma reestruturação interna”, diz.

Segundo Xande, o setor, a partir dessa gestão, trabalha com 5 frentes específicas. A frente Administrativa envolve desde o aluguel da quadra, do atendimento, licitações, materiais esportivos, entre outros. O Desporto Educacional, que trata das escolinhas e do atendimento a todas as crianças e adolescentes do município.

Já o Desporto de Rendimento envolve um grupo mais seleto, em uma parceria com a Adesc (Associação Desportiva de Schroeder), buscando a representatividade do município a nível regional e estadual.

A frente do Lazer e Comunidade, que foi a parte mais atingida pela pandemia neste ano, pois o contato com a comunidade foi impossibilitado. Projetos como Rua da Alegria e Escola Aberta fazem parte dessa frente de trabalho. Por último, Xande cita a frente de Competições Adultas e Amadoras.

O diretor de Esporte salienta que, neste primeiro momento, a Pasta focou nos projetos e eventos de interesse da comunidade, sem deixar de repensar a melhor forma de executá-los e colocando ideias e planos em prática.

Uma das primeiras atitudes da diretoria foi a busca pelos dois profissionais do futsal, que são professores da rede municipal de educação.

“São dois profissionais com especialização na área do futsal, então, a gente queria mantê-los dentro do setor para dar continuidade à modalidade tanto do desporto escolar quanto ao de rendimento. O Paulo e o Tiago são grandes profissionais”, aponta.

Outro projeto que vinha dando certo e com boa aceitação na comunidade, conforme explicou Xande, é o atletismo. Para dar continuidade, a diretoria trouxe novamente o professor Donizeti que, na avaliação do diretor, faz um trabalho fantástico.

ATLETISMO EM EVIDÊNCIA

O encerramento dos Polos de Atletismo, envolvendo crianças e adolescentes de Schroeder, foi realizado durante o 1º Festival Escolar Pré-mirim de Atletismo Polo II da Escola Luiz Delfino.

O evento foi promovido pela Diretoria de Esporte e Lazer de Schroeder, coordenado e organizado pelo professor Aparecido Donizeti Gonçalves, coordenador da modalidade de Atletismo, com apoio da direção da unidade escolar, professores e alunos voluntários.

A modalidade é desenvolvida em três polos: o Polo I fica no Centro de Schroeder, o Polo II na Escola Luiz Delfino e o Polo III no bairro Schroeder I.

Ele diz que a prova do potencial de Schroeder é evidenciada pelas atletas Natália Campregher e Letícia Pereira, que inclusive prestigiaram o evento, auxiliando o professor Donizeti.

Neste ano, o setor de Esportes atendeu cerca de 430 crianças a nível de município, pois alguns pais ainda têm receio de deixar os filhos participarem, em função da pandemia. O número deve aumentar bastante em 2021, devido aos novos projetos já encaminhados, como o voleibol.

EQUIPES DE BASE

Os times de base de Schroeder conquistaram resultados expressivo neste ano. No entanto, ao montar os times, a Diretoria de Esportes pensava apenas em prepará-los para as competições de 2022. Mesmo assim, os jovens atletas mostraram todo o seu potencial.

A gente pensou num trabalho a médio prazo, em dar bagagem para eles neste ano e tentar disputar alguma coisa, tentar ir além. Foi uma alegria incrível… Nosso Sub-9 [de futsal], na primeira competição que saiu, foi campeão na Taça Barra Velha”, comemora.

O time de futsal da Olesc, considerado jovem para a competição, foi campeão regional, garantindo vaga para o estadual. Há vários anos Schroeder não chegava ao estadual da Olesc. A equipe ficou em 10º lugar, entre as 12 potências do Estado de Santa Catarina.

Outra conquista destacada por Xande foi nos Joguinhos Abertos, com atletas de 18 anos que tiveram uma bela trajetória no esporte de Schroeder. O grupo acabou entre os 12 times do Estadual, ficando em 11º. “Mais uma vez, estamos circulando no meio dos 12 [melhores] e isso é bacana, é o que eu quero para as próximas competições”, diz.

O diretor de Esportes comentou sobre outra iniciativa do setor, que foi a entrega dos uniformes aos ciclistas que representam o município. Xande ressalta que é um reconhecimento por toda a dedicação ao esporte, por levarem o nome de Schroeder a competições de nível estadual e nacional.

“Tudo o que a gente fizer ainda vai ser pouco comparado ao que eles já fizeram pelo nosso Município. O uniforme foi uma forma de homenagem, ele estampa a foto do Markolf e do Volkmar Berchtold, dois ícones do esporte schroedense”, enfatiza.

CALENDÁRIO DE EVENTOS DE 2022

O professor Xande revela que o Calendário de Eventos de 2022 será totalmente divulgado em breve, o que dará tempo de planejamento às equipes.

O Torneio de Verão, um dos mais aguardados pelos schroedenses, está confirmado, com data prevista para 18 de fevereiro do próximo ano. As 12 equipes já estão contatadas, aguardando o congresso técnico no início de fevereiro e a parte técnica está bem encaminhada.

“As equipes estão se preparando e vai ser um evento de alto nível. Nós teremos 4 equipes de Schroeder, 2 de Blumenau, 2 de Massaranduba, 1 de Porto Belo, 1 de Ascurra, 1 Jaraguá e 1 de Itajaí”, revela.