Unidades de saúde de Schroeder oferecem testes de sífilis, HIV e hepatites B e C com resultados em 30 minutos

Os chamados testes rápidos, em que os resultados saem em aproximadamente 30 minutos, são importantes ferramentas para controle de doenças. Em Schroeder, as unidades de saúde oferecem testes de sífilis, HIV e hepatites B e C.

“Caso haja interesse em realizá-los, a pessoa pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa”, informa a enfermeira Cristiane de Lima Pacheco, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Os testes rápidos auxiliam, por exemplo, no controle da sífilis, doença que voltou a aparecer em maior escala na região há cerca de 6 anos. Comparando os últimos 3 anos, Schroeder registrou 28 casos em 2019, 15 em 2020 e 15 em 2021.

“Na verdade, [a taxa] diminuiu. Mas, devido à pandemia, as pessoas também deixaram de procurar a testagem”, pondera.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

RELAÇÃO SEXUAL SEM CAMISINHA

A sífilis, explica Cristiane, pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante relação sexual sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação e o parto.

“Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis. O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial”, ressalta.

Nos casos positivos, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para confirmação do diagnóstico.

Em caso de gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste positivo, sem precisar aguardar o resultado do segundo teste.

O tratamento da sífilis ocorre através do uso de penicilina benzatina, e as parcerias sexuais sempre devem ser tratadas concomitantemente para evitar reinfecção.

“O uso correto e regular da camisinha feminina ou masculina é uma medida importante de prevenção da sífilis. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal de qualidade contribui para o controle da sífilis congênita”, alerta a enfermeira.

CASOS DE SÍFILIS EM SCHROEDER

ANO GESTANTES POPULAÇÃO EM GERAL TOTAL

2019 4 24 28
2020 0 15 15
2021 3 12 15

*Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder, Vigilância Epidemiológica.