No Dia do Profissional de Educação Física, Diretoria de Esportes de Schroeder parabeniza profissionais

O dia 1º de setembro marca o desfecho da luta pela regulamentação da profissão do professor de educação física. Foi nesta data, em 1998, que o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a legislação em vigor.

Nesta quarta-feira (1º), a sociedade celebra os 23 anos da profissão que contribui para um desenvolvimento mais saudável e ativo em todas as etapas da vida.

Seja nas unidades escolares, nas academias ou em projetos sociais, o professor de educação física orienta sobre os passos necessários para manter a saúde em dia ou aprimorar uma modalidade esportiva, sendo suporte para atletas e à comunidade.

“Por saber da importância deste profissional para a saúde e desenvolvimento de todos os indivíduos, desde a criança lá nos primeiros anos da creche, na estimulação e recreação, até mesmo no esporte de rendimento em alto nível, sinto orgulho em fazer parte deste time de profissionais, me sinto privilegiado”, destaca o diretor de Esportes e Lazer de Schroeder, professor Alexandre Santos de Oliveira (Xande).

“Estendo os parabéns a todos os profissionais de educação física e votos de sucesso em suas carreiras”, conclui.

História

A regulamentação da Profissão de Educação Física, com a promulgação da Lei 9696/1998, estabeleceu um marco em nosso país: modificou o foco da atividade física, da estética e modismo para sinônimo de cultura, vida saudável, desenvolvimento humano e inclusão social. Nos últimos 20 anos, houve muito trabalho para alcançar tais conquistas.

O processo da regulamentação e criação de um Conselho para a Profissão de Educação Física teve início ainda nos anos 40, com a iniciativa das Associações dos Professores de Educação Física (APEFs), localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas, as associações fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física (FBAPEF), em 1946.