Schroeder conquista o “Selo+Turismo” e se torna agora prioridade no ministério do turismo

Schroeder conquista o “Selo+Turismo” e se torna agora prioridade no Ministério do Turismo

A cidade de Schroeder, no norte de Santa Catarina, conquistou nesta quinta-feira (25) de Outubro o Selo + Turismo, do Plano Nacional de Turismo 2018-2022 com as diretrizes do Prodetur+Turismo.

No selo há um termo declaratório de que a referida proposta é considerada prioritária no desenvolvimento do turismo nacional e Schroeder, assim como os investidores na área do Turismo, têm agora prioridade na análise para obtenção de recursos junto ao Ministério do Turismo.

O Selo foi conquistado com empenho do Prefeito Osvaldo Jurck e o Procurador Fernando Rodrigo da Rosa que estiveram em contato direto com o Ministério do Turismo para alinhar todos os esforços para que este selo fosse, enfim, viabilizado para um dos mais importantes destinos turísticos do Norte de Santa Catarina. O Turismólogo Ivanio Dalton Laube responsável pelo setor de turismo da cidade encaminhou toda documentação que comprova os critérios obrigatórios, exigidos pelo art 4º, I, da portaria nº 74, de 2 de abril de 2018, com nova redação dada pela portaria nº 104, de 8 de junho de 2018 para obtenção do selo.

O que é preciso para participar?

PARA PROPOSTAS INDIVIDUAIS APRESENTADAS POR MUNICÍPIOS:

a) Compor o Mapa do Turismo Brasileiro;
b) Possuir um Conselho ou Fórum Municipal de Turismo;
c) Participar da Instância de Governança Regional da região turística da qual faz parte, caso já esteja instituída;
d) Possuir Plano de Desenvolvimento, estudo ou Planejamento Estratégico para o Setor Turismo;
e) Estar alinhada com os eixos de atuação e as propostas de ações do Programa.

O que é o Selo+Turismo

O Selo Oficial +Turismo identifica que os planos ou projetos priorizados e, previamente analisados pelo MTur, estão alinhados com as diretrizes do Programa. Ele visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional, por meio de parcerias com estados e municípios. O Programa possui, como diferencial, o apoio aos entes públicos e setores privados do turismo no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais, cujos projetos estejam pautados por prévios processos.

Ao nome PRODETUR é incorporado o SELO +Turismo, originando a marca PRODETUR+Turismo que identifica e qualifica as ações priorizadas, como indutoras do desenvolvimento do turismo nacional, estruturando destinos e fortalecendo produtos e equipamentos turísticos, sendo gerador de mais empregos, mais renda e mais inclusão social, de forma sustentável, oferecendo linhas de créditos com juros baixos e tempo de carência.

O Prodetur + Turismo foi lançado em abril com R$ 5 bilhões disponíveis. Para acessar o recurso, os interessados têm de integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, que atualmente conta com 3.285 cidades e 328 regiões turísticas, e enviarem projetos nas áreas de infraestrutura turística, saneamento básico, gestão e avaliação ambiental, transporte e mobilidade urbana. ‘Os projetos e ações aptos a serem beneficiados pelo Prodetur + Turismo serão identificados com o Selo + Turismo, indicativo de alinhamento da proposta com a Política Nacional de Turismo, com o Plano Nacional de Turismo 2018 – 2022 e com as diretrizes do programa’, explica o ministro Lummetz. O selo, segundo a Portaria Nº 74/2018, é anexado à proposta analisada e validada pelo Ministério, juntamente com uma declaração de prioridade.