Procon alerta para as armadilhas na hora de contratar empréstimos

Crédito fácil é o principal atrativo para quem recorre aos empréstimos consignados, aqueles que são descontados direto na folha de pagamento do trabalhador, aposentado ou pensionista.

Mas, na hora de contratar este tipo de serviço é preciso redobrar a atenção, principalmente, quando se trata de aposentados. Segundo a diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio, são cerca de 10 reclamações por mês registradas no órgão. “ Muitas instituições se aproveitam dos idosos, por isso, é preciso muito cuidado da hora de efetuar qualquer acordo”, completa.

Ela explica que o recomendado é que o idoso nunca passe nenhum tipo de informação por telefone e verifique com frequência o saldo da conta bancária. Vale lembrar ainda que muitas instituições financeiras liberam valores acima do permitido, neste caso, a dívida acaba se transformando em uma bola de neve e demora muito tempo para ser quitada.

Confira algumas recomendações:

– Nunca entregue o seu cartão, senha do banco ou seus documentos pessoais para outras pessoas;

 – Os institutos ou órgãos pagadores da sua aposentadoria ou pensão nunca entram em contato com o segurado/aposentado por telefone para solicitar informações pessoais;

– Não é preciso antecipar dinheiro para o correspondente bancário fazer o empréstimo;

– Caso não tenha solicitado o empréstimo, solicite o cancelamento da consignação;

– Sempre que o empréstimo for realizado em casa ou fora da instituição financeira, pode-se desistir do contrato em até sete dias, devendo o banco ser comunicado por escrito, com prova de recebimento;

– Nunca assine um documento sem saber do que se trata e do seu conteúdo integral;

– Não aceitar a ajuda de pessoas que prometam acelerar o empréstimo.