Viveiro é reativado em Schroeder

A Prefeitura Municipal de Schroeder recebeu neste mês, através da parceria com o Projeto Bunge Natureza, mais de 1250 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. No total, são mil mudas em kits ” tubetes nas bandejas” e 250 avulsas.

Segundo a diretora da Defesa Civil de Schroeder, Tania Dantas, a parceria trouxe diversos benefícios ao município, principalmente, a reativação do Viveiro Municipal. “Com os kits conseguimos criar certa independência reativando o nosso viveiro e contando com espécies de mudas que ainda não tínhamos”, explica.

Para o senhor Leontino José de Oliveira, 82 anos, a reativação do Viveiro foi bastante comemorada. Ele é concursado como viveirista e responsável por cuidar do local que fica localizado aos fundos dos Bombeiros Voluntários de Schroeder. “ Estou há 52 anos na Prefeitura, um dos primeiros funcionários. Cuidar do viveiro é um dos maiores prazeres da minha vida, mas há alguns anos estava desativado por falta de mudas. Agora, vamos conseguir deixar a cidade ainda mais bonita e aconchegante”, completa.

E não é só isso. As mudas também serão utilizadas na revitalização da orla do Rio Itapocuzinho, na Rua 23 de Março, em Itoupava-Açu. A iniciativa é da Defesa Civil em parceria com a Secretaria da Educação do município.

Vale ressaltar que além do fornecimento das espécies, o Projeto Bunge Natureza, com sede em Gaspar, também colocou à disposição da Prefeitura Municipal um biólogo que auxilia com orientações em relação ao viveiro e ao manejo das mudas.