“Drogas. Não dá mais pra aceitar”

Conforme estatísticas da Segurança Pública, nos índices de homicídio do Estado, 65% das vítimas ou autores possuem antecedentes criminais e em quase a totalidade desses casos o histórico tem a ver com tráfico. Para diminuir este e outros números que envolvem o uso de drogas, a campanha “Drogas. Não dá mais pra aceitar”, promovida pelo Governo de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa, Ministério Público e Poder Judiciário, quer diminuir os índices e mudar a estatística.

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, acredita que a conscientização deve começar já na escola. “A droga é um dos maiores perigos da juventude. Temos que fazer o trabalho de conscientizar nossos jovens, pois uma vez que entra nessa vida é muito mais difícil para sair. Então nós apoiamos a conscientização. É preciso envolver os estudantes e a comunidade. Estamos levando este assunto para todas as nossas escolas na intenção de conscientizar os estudantes o quanto antes”, falou. O prefeito também vestiu a camisa da campanha.

Uma das ações de Governo é o Proerd nas escolas, desenvolvido pela Polícia Militar. O Estado é referência nacional do programa. Veja os números:

– Implantado em SC em 1998, está com 17 anos

– Mais de 1 milhão de alunos formados

– Mais de 300 policiais instrutores em atuação

– Em média, a cada ano, abrange 3 mil escolas e envolve 4 mil turmas do 5º ano do Ensino Fundamental

– Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade