HPV: Campanha intensificada em Schroeder

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. No Brasil, a cada ano, surgem 15 mil novos casos e a vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, gratuita e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.

Em Schroeder, a Secretaria de Saúde está intensificando a divulgação da vacina em todo o município, principalmente nas escolas. Segundo a Técnica de Enfermagem, Lucia Kersten Brumuller, no mês de setembro até esta segunda-feira, dia 28, 145 meninas já foram vacinadas. Destas, 38 receberam a primeira dose e 107 receberam a segunda dose.

Além disso, na primeira fase da campanha de vacinação, de março a agosto deste ano, 280 meninas receberam a primeira dose. É importante que meninas de 9 a 13 anos compareçam ao posto de saúde mais próximo e verifiquem se a vacina está em dia. Não esqueça de levar a carteira de vacinação.

 

Sobre a vacina

A imunização gratuita contra o HPV é feita em três doses. Após a primeira, a menina recebe a segunda dose seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira.

 

Estatísticas sobre o HPV (Ministério da Saúde)

100 países já utilizam a vacina HPV.

180 milhões de doses já foram aplicadas desde 2006.

5 milhões de meninas no Brasil foram vacinadas em 2014.

70% dos casos de câncer do colo de útero.

15 mil casos de câncer do colo de útero no Brasil.

5 mil óbitos de câncer do colo de útero no Brasil