Procon orienta sobre problemas com Internet
Nas últimas semanas, o Procon de Schroeder recebeu diversas reclamações de usuários insatisfeitos com o serviço de Internet. Entre os principais problemas estão a falta de conexão e a velocidade baixa.
Segundo a diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio, é importante que os consumidores conheçam seus direitos e informe o órgão no caso de descumprimento da lei. “ Orientamos o consumidor a fazer um print da tela quando o servidor não conectar ou ainda quando testado a velocidade da internet no velocímetro, por exemplo. Assim fica mais fácil de comprovar o problema”, orienta.
Além disso, Nadiete explica que o consumidor precisa ficar atento aos seus direitos que são garantidos conforme regulamentação da Anatel. Entre eles, estão:
Interrupção do serviço- Se o serviço for interrompido ou houver perda de qualidade, a prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao tempo de interrupção quando este ultrapassar 30 minutos.
Caso a prestadora precise interromper o serviço para manutenção na rede, o consumidor tem de ser avisado com antecedência mínima de uma semana, além de ter direito a desconto na assinatura de 1/30 por dia ou fração superior a quatro horas. O consumidor também tem direito à reparação por danos causados pela interrupção.
Alteração nas condições do serviço- As prestadoras devem comunicar, com antecedência razoável, todas as informações relativas a preços, condições de fruição do serviço, bem como qualquer alteração nas condições de prestação do serviço.
Inadimplência – Assim que o débito for quitado, a prestadora deve providenciar a imediata exclusão do seu nome dos cadastros de inadimplentes.
Fidelidade e Cancelamento- O consumidor tem direito ao cancelamento imediato do serviço a qualquer tempo e sem custo. Não pode haver cobranças referentes a serviço prestado. Por isso, o Idec entende que a fidelização não é permitida para a banda larga fixa.
O Procon de Schroeder está localizado ao lado da Prefeitura Municipal e atende das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informações pelo telefone 3374-6540.