Schroeder é um dos municípios que mais cresce

Crescimento populacional acelerado é um dos desafios da atual Administração

Nesta sexta-feira, dia 03 de outubro, Schroeder completa 50 anos de emancipação político-administrativa. Meio século de história e de desafios, entre eles, o crescimento populacional acelerado.

Schroeder é um dos municípios que mais cresce populacionalmente na região Norte do Estado. Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 1991 a 2014, o município cresceu 175,25% neste período. São 18.186 mil habitantes na cidade.

Para o secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcos Dellagiustina, o número é desafiador em comparação ao ICMS- 2014 per capita. Isso porque Schroeder ocupa apenas a 18ª posição em arrecadação. “É uma posição de certa forma incômoda, já que não acompanha o crescimento populacional. Mas, analisando a estrutura que o município oferece como ruas, saúde e educação, demonstra que a cidade conseguiu ao longo destes anos, dar uma eficiência bastante alta na aplicação de recursos”, conta.

Para este ano, segundo Dellagiustina, já estão previstos até o terceiro quadrimestre, investimentos de 26,35 % na educação e 18,52% na saúde, referente a Lei de Diretrizes Orçamentária 2015. “Estamos aplicando acima do percentual e agora estamos revendo o Plano Diretor para adequar esse crescimento populacional com a receita também. Precisamos que a nossa economia se desenvolva mais, por isso estamos buscando parcerias e trabalhando para atrair novas empresas para a cidade”, finaliza o secretário.

Estratégias

Conforme o prefeito Osvaldo Jurck, estratégias estão sendo planejadas para atrair novas empresas, entre elas, a definição da área industrial. “Hoje ela está especificamente na área de Schroeder I. Com a revisão do Plano Diretor queremos avançar e definir alguns condomínios industriais nos bairros, desde que sejam empreendimentos poluição zero sem riscos à população”, exemplifica.

Com a revisão do Plano Diretor que tem o prazo de dez meses para ser feito, haverá um planejamento para Schroeder pelos próximos dez anos, segundo o prefeito. A revisão do Plano Diretor está sendo feita em parceria com a PUC-PR que está dando todo o suporte necessário.

FONTE:  Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças.