NOTA TÉCNICA COM ORIENTAÇÕES PARA DESCARTE CORRETO DE MATERIAIS PERFUROCORTANTES INFECTANTES

A Prefeitura Municipal de Schroeder, por meio de uma empresa especializada contratada, realiza o descarte correto de materiais perfurocortantes infectantes. A empresa faz a coleta periódica, tratamento adequado para descontaminação e transporte para local que possui autorização ambiental e não ofereça riscos à população em geral, aos profissionais de saúde, coletores e ao meio ambiente.

A orientação do descarte correto dos materiais utilizados pelo usuário regular é feita há vários anos no Município de Schroeder. Esse direcionamento é realizado pelos profissionais da Secretaria da Saúde, pois o problema com o descarte incorreto de materiais perfurocortantes é bastante recorrente.

No passado, esses materiais eram depositados, muitas vezes, nos lixos domésticos, contribuindo com acidentes dentro de casa e até mesmo possibilitando a contaminação de outras pessoas. O descarte inadequado desses resíduos, decorrentes da ação de agentes físicos, químicos ou biológicos, cria condições ambientais potencialmente perigosas e propicia sua disseminação no ambiente, afetando, consequentemente, a saúde humana.

Assim sendo, os usuários regulares são orientados a colocar os materiais perfurocortantes contaminados em material rígido, resistente a rupturas e bem vedados, como, por exemplo, embalagens de saneantes e lava-roupas líquido.

Salienta-se que esses materiais jamais poderão ser depositados em recipientes de vidro ou de papelão, que podem quebrar ou permitir que o perfurocortante transpasse o recipiente de papel.

Armazenados corretamente, esses materiais poderão ser entregues na Unidade de Saúde que possui um local, na parte externa, próprio para depósito desses resíduos.