Defesa Civil faz balanço de chuvas no município
Devido ao elevado número de munícipes estarem preocupados com a situação das chuvas na região, viemos através desta postagem fazer um esclarecimento sobre a atual situação do município:
Segue aviso de volumes de chuva significativos para o estado durante a semana. Neste momento temos chuva aqui no município de Schroeder, porém as condições de nível dos rios estão dentro da normalidade.
Os níveis das barragens da Usina do Bracinho também estão dentro da normalidade, sem previsão de abertura de comportas.
As vistorias feitas nas pontes do município demonstram que o nível em geral baixou tendo a Defesa Civil atenção especial aos desmoronamentos que podem ser causados pelo solo encharcado.
Regiões: TODAS AS REGIÕES DE SC.
Previsão: Chuva persistente moderada a forte, com descarga elétrica.
Acumulados: Acumulado de chuva no período é mais alto no domingo, atingindo com mais intensidade as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde pode chegar a 80 mm.
Na Segunda-feira, ainda chove em todas as regiões, porém com volume mais baixo e maior concentração nas regiões próximas à divisa com o Paraná, onde o volume pode chegar a 60 mm.
Na terça e quarta-feira, permanece a condição de chuva em todas as regiões, porém com volume baixo, podendo chegar ao 30 mm.
ATENÇÃO: indicativo de chuva moderada a forte também para a quinta-feira devido à passagem de uma frente fria.
Erikson de Oliveira – Meteorologista EPAGRI/CIRAM
Tania Dantas – Diretora Defesa Civil de Schroeder
Assessoria de Comunicação Interna do Município
_________________________________________________________________
Recomendações da Defesa Civil SC:
Alagamentos/Inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!