Bancos não podem se recusar a atender consumidores
O Procon de Schroeder faz um alerta aos consumidores para uma prática que está ocorrendo em bancos do município. Alguns estabelecimentos se recusam a receber o pagamento das contas na boca do caixa e encaminham as pessoas para correspondentes bancários ou caixas eletrônicos.
A diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcílio, explica que o Art. 3º da Resolução 3694/2009 garante ao consumidor o direito de ser atendido. O mesmo cita: “É vedado às instituições referidas no art. 1º recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento alternativo ou eletrônico”.
“ Sendo assim, as instituições são obrigadas a aceitar o pagamento. Além disso, o mesmo não precisa obrigatoriamente ser feito no caixa eletrônico e também não existe limites de valores para o pagamento”, completa Nadiete.
Segundo a diretora, outro problema é a espera pelo atendimento. Ela conta que conforme Lei Municipal Nº 1817/2010, as agências bancárias são obrigadas a colocarem à disposição dos usuários, pessoal suficiente no setor de caixa, a fim de que os serviços sejam prestados em tempo razoável. Pela Lei, é considerado tempo razoável para atendimento até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados, e entre os dias primeiro e dez de cada mês. No entanto, alguns clientes chegam a esperar quase uma hora pelo atendimento.
“Quem tiver qualquer problema com a demora ou falta de atendimento precisa procurar imediatamente o Procon de seu munícipio. Casos como estes geram, inclusive, multas aos bancos”, explica.
Para a comprovação do tempo de espera, as agências bancárias são obrigadas a fornecer ao usuário o “bilhete de senha” de atendimento, onde deverá constar impresso mecanicamente o horário de recebimento da senha e, manualmente ou mecanicamente, o horário que se efetivar o atendimento ao cliente. Após o atendimento é importante que o cliente solicite esta comprovação ao atendente, ela não pode ser negada ao consumidor.
O Procon de Schroeder está localizado ao lado da Prefeitura Municipal. O horário de atendimento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Mais informação pelo telefone 3374-6540.