Semana de Imaginação e Fantasia
Uma semana recheada de encantamento e voltada a despertar e incentivar a imaginação e a fantasia. Foi assim, vestida como uma verdadeira bruxa dos contos infantis, com direito a vassoura e caldeirão que a professora Cristiane Sabino apareceu aos seus alunos do 1º ano e lhes proporcionou uma semana diferente, única e inesquecível.
A professora aproveitou o famoso dia das bruxas, o qual a escola não tem a tradição de comemorar, mas que desperta nas crianças muito interesse e curiosidade, para desenvolver, durante toda a semana, um projeto de incentivo à leitura envolvendo diversas atividades em torno do tema.
Durante a semana anterior, a professora Cristiane fez vários combinados com os alunos e esclareceu os pais sobre os objetivos e dinâmicas que envolveriam o projeto. A expectativa tomou conta das turminhas do 1º ano matutino e vespertino da Escola Municipal Clarice Lange Jacobi e aguçou a curiosidade da comunidade em geral…
E as crianças mergulharam na fantasia… ou melhor… num livro decorado e repaginado que era a própria sala de aula. Desde a entrada até a iluminação, a sala de aula transformou-se num ambiente digno de aventuras “horripilantes” tendo como protagonista a Bruxa Violeta que tomou o lugar da professora Cris e conduziu a semana à sua maneira.
Com certeza, esta semana ficará marcada na memória destes alunos que vivenciaram experiências de leitura e escrita de forma contextualizada e significativa, uma vez que se sentiram envolvidos e estimulados a desenvolver suas múltiplas inteligências de um jeito divertido e prazeroso.
Experiências como esta precisam ser divulgadas e valorizadas, pois é no 1° ano do Ensino Fundamental que ocorre a alfabetização, e muitas vezes o lúdico tem sido deixado de lado em decorrência da antecipação do ensino da leitura e escrita sendo que as crianças estão em idade em que o brincar é de fundamental importância. Porém, este brincar exige do professor comprometimento e uma rotina participativa e planejada, com objetivos bem claros para que ocorra a real aprendizagem.
Parabéns à professora alfabetizadora Cristiane pela competência ao utilizar o lúdico como recurso de ensino aprendizagem, entrelaçando o planejamento, a base teórica e a prática pedagógica para atender as expectativas e necessidades dos seus alunos
Zeraide Ruon Ztolf
Orientadora Educacional