Projeto Cidadania Rural

Através do Projeto Cidadania Rural, o SENAR juntamente com a AMVALI e a Secretaria de Agricultura do município de Schroeder realizaram nesta quarta-feira (10) a capacitação de mais de 118 agricultores, inscritos na palestra. O evento ocorreu no Parque de Eventos Alfredo Pasold, em Schroeder. Destacando que os objetivos são: divulgar e orientar sobre a legislação de arrecadação e benefícios, especificamente para o setor rural, propiciando ao cidadão o exercício dos direitos e deveres que lhe são devidos na condição de cliente, beneficiário ou contribuinte da Previdência Social e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; orientar quanto aos procedimentos corretos no que tange a emissão da nota fiscal do produtor rural; e contribuir para a melhoria da condição de vida, saúde e integridade física do trabalhador rural.

O desafio é orientar o público alvo quanto a aplicação correta da legislação previdenciária rural e da legislação tributária, para que cumpra com as obrigações previstas em lei. A capacitação destina-se aos contabilistas, segurados especiais, adquirentes de produtos rurais, cooperativas, produtores rurais – pessoa física e jurídica, técnicos municipais, movimento econômico, sindicatos rurais, entre outros interessados.

Na opinião dos participantes a palestra serviu com base de orientação para emissão de notas, a aposentadoria e duvidas dos jovens que permanecem na lavoura, desta forma evitando o êxodo rural das família que vivem da agricultura familiar no município. O evento encerrou com um delicioso almoço entre os participantes.