Quase 300 alunos se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em Schroeder

Na noite desta quinta-feira, 15, o Ginásio de Esportes Alfredo Pasold foi palco da solenidade de formatura da 23ª turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Com um total de 5.164 mil alunos dos 5º anos já formados, o evento foi marcado por emoção e celebração.

A formatura contou com a presença de 295 alunos dos 5º anos das redes públicas de ensino de Schroeder, além de autoridades do Município, pais e alunos.

A mesa principal foi formada pelo prefeito Lauro Tomczak, pelo comandante do 14º BPM, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, comandante do Grupamento Militar de Schroeder, sargento Diego Santos Ferrão, presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Schroeder, Adalberto Schneider Rubinch, comandante operacional da Corporação de Bombeiros Voluntários, José Félix Neto, representante da ACIAS, Rogério Maldaner, e secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt.

O prefeito Lauro falou sobre a importância do Proerd para os alunos schroedenses. “É uma satisfação e alegria vivenciar esse momento tão bonito e ver essas crianças saindo daqui com conhecimento antidrogas. Parabenizo a polícia militar pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em nosso municipio”.

O chefe do Executivo ressaltou a parceria entre a Polícia Militar e a Secretaria Municipal da Educação, que possibilitam o desenvolvimento do trabalho. “Com certeza, as crianças vão levar esse ensinamento para a vida”, concluiu.

Importância do Proerd

O Proerd é um programa desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de promover a prevenção ao uso de drogas e à violência entre crianças e adolescentes. Com policiais militares nas escolas, o programa busca transmitir conhecimentos sobre os riscos e consequências do envolvimento com drogas, bem como promover a tomada de decisões seguras e saudáveis.

A secretária de Educação, Armelinda, deseja que as lições que os alunos estudaram ao longo dos encontros possam guiá-los a trilhar um caminho do bem, para que possam fazer boas escolhas ao longo da vida.

O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, prestigiou o evento, enfatizando a importância do Proerd no desenvolvimento das crianças e na construção de uma sociedade mais segura e livre das drogas.

Durante a solenidade, os alunos do Proerd concorreram a uma premiação pela melhor redação relatando a experiência com o Programa Educacional. Também houve sorteio de bikes entre os alunos e o momento mais esperado por eles, a presença do mascote do Proerd, o leão Daren. Cada aluno formado recebeu um mascote pela conclusão do programa, simbolizando o compromisso firmado em resistir às drogas e à violência.