Evento marca lançamento da Schroederfest & Expo Schroeder no município

A Prefeitura Municipal e a Associação Empresarial de Schroeder realizaram na noite desta quinta-feira (16), o lançamento da Schroederfest & Expo Schroeder, que serão realizadas de 5 a 8 de outubro.

A largada para a festa ocorreu no auditório da ACIAS e contou com a participação de mais de 150 pessoas, incluindo autoridades, empresários, representantes de sociedades recreativas e culturais da cidade, além de membros da imprensa e da comunidade.

A Banda Municipal e as majestades da Schroederfest – rainha Jhéssica Frigotto, primeira princesa Érica Voigt e segunda princesa Luciane Maria Sebastiani, recepcionaram os convidados na entrada do evento.

Autoridades e lideranças empresariais discursaram no cerimonial, que terminou com um coquetel

A diretora de Cultura da Prefeitura de Schroeder, Neiva Lucia Plantikow, cita que a programação da Schroederfest já vem sendo elaborada desde a formação da comissão organizadora e a intenção é manter a tradição da festa, trabalhando a questão cultural.

“Schroederfest é um nome alemão, que nos direciona para a cultura alemã, cultura germânica, e nós estaremos resgatando bastante essa questão das brincadeiras, das competições, da cultura alemã, com muito chopp, gastronomia, apresentações culturais e também traremos para a festa o 3º Festival da Canção do Vale, que deve receber público das cidades vizinhas também”, adianta Neiva.

GRANDES EXPECTATIVAS DE PÚBLICO

O diretor de Turismo, Adilson Pommerening, afirma que a expectativa de público é a melhor possível.

“O município está há cinco anos sem realizar esse evento, um ano devido à eleição, outro por causa da pandemia. Depois destes dois anos de pandemia, as pessoas vão querer sair e curtir. O turismo, nesse lado, vê com bons olhos. É uma forma de divulgar nossa cultura, nossas tradições, e trazer pessoal de fora para poder acompanhar o que Schroeder tem pra oferecer”, explica Adilson, acrescentando que o setor vai aproveitar a ocasião para preparar material para divulgar os pontos atrativos, pontos de referência e gastronomia.

O vice-prefeito, Lauro Tomczak, que representou o prefeito Felipe no lançamento da festa, acredita que a Schroederfest será um grande sucesso. “Vamos comemorar o aniversário do município em grande estilo. Muito importante também essa parceria da Expo com o evento. Vem para agregar e movimentar nossa economia”, acrescenta.

Segundo o presidente do legislativo, Manoel Ednilson Burgardt, a Schroederfest vai unir a população depois do período de pandemia. “Com certeza será uma grande festa”, afirma.

Para o presidente da Acias, Anderson Vieira, o mais bacana do evento é que ele é feito com participação de “muitas mãos”.

“Tem a comunidade envolvida, associação empresarial, poderes executivo e legislativo. Todo mundo fazendo esforço para que esse evento seja um sucesso”, ressalta Anderson, destacando que os espaços para a Expo Schroeder já estão sendo comercializados e que a expectativa de público é de 40 mil pessoas.