Escolas recebem capacitação para dar andamento ao Projeto Hortas Pedagógicas em Schroeder

O Setor de Nutrição, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, em junho deste ano, um projeto de ação continuada sobre Hortas Pedagógicas, que atenderá a rede municipal de ensino.

O Projeto “Horta Pedagógica nas Unidades Escolares Públicas Municipais” visa – por meio da promoção da ação escolar e de uma educação integral dos alunos -, causar mudanças na cultura da comunidade no que se refere à alimentação, à nutrição, à saúde, e à qualidade de vida de todos, sobretudo, tendo uma horta como eixo gerador de tais mudanças.

Para a secretária de Agricultura, Indústria e Comércio de Schroeder, Somira Hackbarth Kasmirski, projetos como esse incentivam a qualidade de vida e alimentação de todas as famílias do município, incentivando o gosto pelo cultivo de plantas.

“Quem sabe, posteriormente, essas crianças possam vir a se tornar agricultores, visto que a terra tem um grande potencial e é dela que vem o nosso sustento?”, aponta.

Conforme as nutricionistas da SEMEC, Cheila Adriane Klitzke e Bruna da Silva Ramos, nos dias 22 e 23 de setembro, foi realizado o curso de Olericultura Básica, ministrado por Bianca Simon, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), com o apoio da Secretaria de Agricultura. A capacitação objetivou a formação e orientação dos profissionais envolvidos no projeto.

Participaram do curso as nutricionistas da SEMEC e um representante por unidade escolar, que ficará responsável pela continuidade do projeto na escola.

“Foi gratificante poder ter feito parte da equipe, superou todas as expectativas do que nos foi passado. Muitas coisas explicadas que irão fazer toda diferença no projeto, no preparar dos canteiros, no plantio, no cuidado e controle de pragas. Só tenho a agradecer por ter sido escolhida a fazer parte deste aprendizado, e agora contribuir com a equipe da escola”, destacou a participante Viviane Kuhn Bueno.

Para Rosicleia Lange Finta, o momento foi de muito aprendizado, tanto na teoria, quanto na prática, para entender como fazer a horta desde o início, da escolha do local até o cultivo.

“Agora, temos uma orientação a seguir para fazer da maneira correta a nossa horta no CEIM, será bem mais aproveitado e ainda podemos compartilhar com a equipe, sou muito grata por sido escolhida para participar deste curso, e agora é só colocar em prática tudo que foi nos ensinado”, declarou.

Já Daniele Luciano Krause, apontou que aprimorar as habilidades e novos conhecimentos irá trazer muitos benefícios aos alunos, pois as unidades escolares terão hortaliças de qualidade no prato dos alunos, o que é um grande incentivo para uma alimentação saudável.

A participante Margid Stein Boneti afirmou que a parte teórica do curso foi de suma importância e, associada com a prática, fez toda a diferença para a construção de uma horta de qualidade com as crianças.

As nutricionistas salientam que, agora, é colocar a mão na massa para dar sequência a segunda parte do projeto, que é a implantação da horta em cada unidade escolar. A intenção é que essa orientação técnica seja realizada no próximo ano.