Um a cada cinco pacientes falta aos agendamentos da saúde em Schroeder

A rede municipal de Saúde em Schroeder trabalha com sistema de agendamento para facilitar o atendimento à população, mas as ausências em consultas têm preocupado a Secretaria Municipal da Saúde, o que acaba prejudicando a demanda espontânea dos atendimentos na saúde.

De abril até a setembro deste ano, houve um registro de 3.862 faltas em agendamentos, o que representa cerca de 20% do total de vagas ofertadas nesse período.

Em algumas especialidades o percentual de faltantes chega a número alarmantes. As consultas com neurologista infantil tiveram 57% de faltas. Dos 67 agendamentos, no período, para a especialidade de psiquiatria, foram 32 faltas, o que corresponde a aproximadamente 48% de faltas. Exames como espirometria e audiologia, chegam a 30% de faltas. Além de exames com alta procura como mamografia e ultrassonografia, tem faltas e torno de 20%.

A falta, além de prejudicar a programação de atendimento da rede de saúde, prejudica o próprio paciente, que volta para a fila de primeiro atendimento e não dá sequência no tratamento em tempo recomendado.

A Secretária Ingrit destaca que, em caso de necessidade extrema, o paciente deve entrar em contato com a unidade de saúde e informar a impossibilidade de comparecer, com pelo menos um dia de antecedência. “A comunidade fica com a falsa percepção que as filas são causadas por falta de atendimento”, salienta.