“Um Olhar no Passado”

No dia 28 de agosto de 2014 foi lançada a exposição “Um Olhar no Passado”, que objetiva reviver um passado de lutas e glórias, mostrar e tentar entender o que moveu e ainda move os “Imigrantes” ou “Colonizadores”.

Como mencionado no cerimonial, é importante olhar com olhos generosos para entender a trajetória e a vida dessas pessoas. Quando as primeiras famílias de imigrantes chegaram ao nosso município por volta de 1898, estas terras pertenciam à colônia Dona Francisca, os lotes de terras eram medidos e sem nenhuma estrutura ou benfeitorias eram repassados aos agricultores, que por sua vez com pouco dinheiro e instrumentos de trabalho insuficientes enfrentavam as dificuldades impostas pela mata, ainda exuberante e por todo o tipo de peripécias do tempo.

A alternativa encontrada por esses imigrantes para manter os traços da terra natal e da cultura germânica, ou italiana foi a organização de tais indivíduos em sociedades de cunho religioso, escolar e recreativo. Por isso podemos dizer que os Colonizadores trazem consigo a semente da educação, da fé e da alegria. E assim a localidade de Schroeder Strasse se desenvolveu, com escolas, igrejas, Clubes de Caça e Tiro e Bolão, comércios e indústrias.

 

Em 3 de outubro de 1964 Schroeder foi emancipado pelo então Governador Celso Ramos. A exposição “Um Olhar no Passado” será exposta durante os próximos meses em vários lugares e eventos incluindo comunidades, escolas, repartições públicas e bancárias, para que todos possam ver e refletir sobre a história e o passado de nosso povo e de nosso município. O trabalho foi organizado pela Assessora de Cultura Senhora Neiva Lúcia Plantikow. O evento faz parte dos festejos dos 50 anos de emancipação político-administrativa do Município, que serão comemorados no dia 3 de outubro.

 

Foi prestada uma homenagem a todos os imigrantes, através de alguns descendentes, uma vez que os primeiros colonizadores já não vivem mais entre nós. Foram homenageados: a Senhora Élly Lina Shultz Rüchert, descendente de Léo Schultz, imigrante integrante do 1º grupo de alemães que aqui chegaram em 1898. Senhora Élly nasceu em 16 de junho de 1930, filha de Hugo Schultz, casada com Hermann Rüchert, a Senhora Margarida Tomaselli, nasceu em 25 de junho de 1917, filha de Antônio Tomaselli e Carolina Ronchi. 4ª geração da Família Tomaselli, vindos da Itália em 1892. e representando os brasileiros, vindos de vários estados, Senhor Leontino José de Oliveira, o popular Baiano, nascido em 5 de julho de 1934, em Ibitiara na Bahia, morou em São Paulo, lá se casou com a schroedense Erônica Krüger e em 1965 veio de mudança para Schroeder e desde então é funcionário do município de Schroeder. Além das homenagens teve apresentação da Banda Municipal e do Coral da Paróquia Evangélica de Schroeder.