Prefeito visita São Francisco do Sul

No dia 16 de junho de 2014, o Prefeito Osvaldo Jurck, o Secretário de Saúde e Assistência Social, Orlando Tecilla e o Presidente da Câmara de Vereadores Valdevino Anjos dos Santos estiveram em São Francisco do Sul, visitando a Secretaria de Saúde, as UPAS, SAMU e Hospital novo daquele município. Foram recepcionados pelo Secretário Municipal de Saúde Dr. Carlos Eduardo Messias.O Prefeito Osvaldo Jurck gostou muito do que viu em São Francisco do Sul, uma excelente organização e estrutura, acena para uma possibilidade de parceria, analisando, é claro, o que legalmente pode ser feito. Em Schroeder estrutura dessas que ultrapassa dos R$ 600.000,00/mês, é inviável no momento. Mas com certeza tem vários exames que podem ser realizados em São Francisco do Sul.O Secretário de Saúde e Assistência Social Orlando Tecilla já conhecia a estrutura e que realmente estão todos de parabéns. Vai analisar o que pode ser feito para que essas parcerias possam acontecer e qual a melhor forma para conduzi-las. Lamenta que a realidade financeira seja outra e que no momento não é possível ter uma instalação desse porte em Schroeder.

Segundo Valdevino Anjos dos Santos essa troca de experiências foi muito gratificante. Segundo o Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Messias o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, que recebe o nome da padroeira do município. O hospital era gerenciado pela Cruz Vermelha Brasileira, e hoje pelo município. No pronto socorro são realizados muitos atendimentos de urgência e emergência. 1.750 exames por imagem, 220 internações/cirurgias de baixo e médio porte e 110 cirurgias pelo regime de hospital-dia. Possui uma estrutura com 38 leitos para atendimento aos usuários do SUS. A unidade tem pronto socorro, centro cirúrgico (com três salas de cirurgia), área de internação, maternidade (com sala de parto e berçário), centro de diagnóstico por imagem e cozinha industrial.
 

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça dispõe ainda de uma das melhores estações de tratamento de esgoto da América Latina e possui um grande reservatório de captação de água da chuva. “Este hospital vai representar um marco na vida dos francisquenses que vão poder contar com uma estrutura de última geração, profissionais qualificados e comprometidos com a Política Nacional da Humanização”, destaca o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Eduardo Messias.
A obra teve recursos do Município de São Francisco do Sul, Governo Federal, Governo do Estado e da iniciativa privada. (fonte: Câmara de Vereadores de Schroeder)