Schroeder participa de reunião na Amvali para debater ações voltadas à segurança nas escolas da região

Na manhã de quinta-feira (6), os prefeitos, secretários de educação e representantes regionais estiveram em reunião emergencial na sede da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), em Jaraguá do Sul, para discutir melhorias de segurança nas escolas dos sete municípios – Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Schroeder e São João do Itaperiú. A plenária ocorreu após o episódio trágico registrado em Blumenau.

Durante a reunião, os prefeitos e secretários trataram de questões para ampliar a segurança nas unidades escolares e sugeriram o lançamento de uma ata regional de preços pelo Cigamvali para estudo e análise da contratação de vigilantes, câmeras de segurança e software único para os municípios do consórcio, buscando assim facilitar e otimizar os serviços da Polícia Militar, que possuirá acesso às imagens. Os representantes de Schroeder na reunião foram o diretor de TI, Evandro Pasquali, e o gerente da Secretaria de Educação Tiago Rafael Muchalski Petry.

Segundo a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, a ideia é que, ao invés de cada município realizar o levantamento, o consórcio faça esse trabalho.

Armelinda destaca que em Schroeder já estão sendo instaladas câmeras de segurança nas unidades escolares, de acordo com a resolução n.º 2, de 31 de março de 2023, do Conselho Municipal de Educação de Schroeder.

Durante a reunião na Amvali, ficou definido também que a microrregião retomará o assunto sobre a implantação de uma central regional de videomonitoramento, iniciativa pioneira em Santa Catarina.

Também foi apresentada a intenção de buscar junto às polícias civil e militar, estudos técnicos de segurança educacional, visando lidar com profissionais capacitados e treinados.

O prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, destaca que o município está empenhado em adotar as medidas necessárias para garantir maior proteção e proporcionar mais tranquilidade aos pais, funcionários e alunos nas escolas.