Prefeitura de Schroeder realiza capacitação sobre a Escuta Especializada
A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta quinta (23) e sexta-feira (25) a capacitação sobre a Acolhida de Revelação Espontânea de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunha de Violência.
Mais de 450 pessoas, dos mais diversos segmentos, como Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Escolas Particulares participaram do treinamento.
A palestrante foi a psicóloga Iramaia Ranai Gallerani, especialista que atua ajudando profissionais da rede de proteção a atuarem com segurança em situações de violência contra crianças e adolescentes.
O objetivo do encontro, segundo a secretária de Assistência Social e Habitação, Dulcineia Mara Fischer, foi capacitar os profissionais para saber acolher crianças e adolescentes que passam por qualquer situação de violência . “O objetivo foi nortear os profissionais sobre os procedimentos corretos”, destaca, acrescentando que essa é uma necessidade no município.
O intuito é que as crianças ou adolescentes atendidos relatem uma única vez a situação vivenciada e recebam todos os encaminhamentos necessários, sem precisar reviver a situação de violência sofrida ou presenciada, ao contarem repetidas vezes o ocorrido.
“Os casos chegam encaminhados pelo Conselho Tutelar, mas também podem ser encaminhados por escolas, posto de saúde, delegacia, entre outros locais de atendimento”, acrescenta a secretária de Assistência Social e Habitação.
O prefeito Felipe Voigt afirma que esse é um passo importante que o município está dando para a realização da Escuta Protegida.
“É necessário trabalharmos com a prevenção e orientação. Parabenizamos a iniciativa da Assistência Social para qualificar as entidades que atuam na garantia dos direitos da criança e do adolescente, vítima ou testemunha de violência”, finaliza o prefeito.
Além de Mara e Felipe, o vice-prefeito Lauro Tomczak, a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, a secretária de Educação Armelinda Walz Schmitt, demais membros da gestão municipal e o vereador Everaldo Coelho acompanharam a capacitação.