Saúde de Schroeder recebe doses da Pfizer Baby e reforça importância de completar esquema de vacinação
A Secretaria de Saúde de Schroeder informa que recebeu doses da vacina Pfizer Baby, para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. As doses estarão disponíveis somente na sala de vacina da unidade do Centro.
Serão aplicadas às terças e quintas feiras, no horário de funcionamento da Sala de Vacina, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h. Segundo o setor, esta programação se faz necessária para evitar desperdício de vacinas, podendo assim atender a mais pessoas.
“Pedimos atenção aos pais das crianças que já receberam a primeira ou a segunda dose, para que se programem para ir até a unidade nos dias programados (terças e quintas-feiras) para completar o esquema de vacinação de seus filhos”, destaca a técnica de enfermagem da Vigilância em Saúde, Lucia Kersten Bruhmuller.
Demais doses
A Pfizer Adulto está disponível para esquema inicial e reforço em todas as unidades com sala de vacina. A Pfizer Pediátrica (de 5 a 11 anos) tem previsão de nova remessa no final desta semana. Já a Coronavac para adultos e crianças está em falta, e sem previsão de recebimento de nova remessa.
Importância da vacinação das crianças contra a COVID-19
Desde o início da transmissão da doença no Estado, foram notificados 28.289 casos de COVID-19 em crianças de 0 meses a 2 anos de idade. Ainda, nesse grupo, foram registradas 515 internações pela doença, com a ocorrência de 40 óbitos.
Em relação à Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, doença rara, mas grave, em que crianças com COVID-19 desenvolvem uma resposta inflamatória exacerbada e tardia que ocorre, em média, no período de duas a quatro semanas após o contato com o SARS-CoV2, foram notificados 14 casos no Estado em crianças entre 6 meses a 2 anos de idade
Dessa forma, é importante destacar que a vacinação é a principal medida de prevenção contra a COVID-19, inclusive no grupo de crianças, sendo que a vacina possui um perfil de segurança e eficácia para o público infantil.