Secretaria de Assistência Social e Habitação de Schroeder destaca ações, campanhas de prevenção e obras de melhorias em 2022

O ano de 2022 foi marcado por ações e campanhas de prevenção, além de obras de melhorias nos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Habitação de Schroeder.

De acordo com a secretária da pasta, Dulcinéia Mara Fischer, foram realizados diversos atendimentos pelas assistentes sociais, psicólogas e advogada no CRAS e no CREAS, incluindo orientações, visitas domiciliares, abordagens sociais, acompanhamento de medidas socioeducativas, encaminhamentos e atividades em grupo.

Ao todo, foram concedidos até o mês de novembro 1064 liberações de auxílio-alimento, 18 de auxílio funeral e 43 de auxílio natalidade.

No último trimestre do ano, o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, assinou ordens de serviço para obras nas sedes administrativas: do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no bairro Centro Norte, com investimento de R$56.259,15 na construção da cerca metálica; e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Centro, com recurso de R$ 120.628,96 na construção de muro, incluindo parede de contenção.

De acordo com Mara, as duas obras executadas na Gestão Felipe e Lauro são muito importantes para o setor. “Representam mais segurança no local de trabalho dos profissionais dos dois centros de assistência social”.

Principais ações

O setor também promoveu ações e divulgações de campanhas de prevenção:

– Campanha Faça Bonito, com flores amarelas expostas em frente à prefeitura;

– Campanha contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes;

– Campanha sobre a negligência;

– Seminário de prevenção à violência contra a mulher;

– Capacitação sobre saúde mental em parceria com as secretarias de Saúde e Educação;

– Dia do Idoso;

– Capacitação para Conselheiros Tutelares;

– Retorno das reuniões de forma presencial dos conselhos municipais.

“Destaco, de forma positiva, o retorno das atividades e ações em grupos, pois ficamos dois anos com as atividades suspensas”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação.

O encontro da retomada da Tarde dos Idosos reuniu um grupo de aproximadamente 100 idosos no dia 7 de outubro. A programação em comemoração ao Dia do Idoso contou com alongamento com uma educadora física, palestra com psicóloga, café especial e momento de dança.

Projetos

Para o ano de 2023, a secretaria planeja realizar vários eventos, como Dia da Cidadania, Dia do Idoso, além do Lançamento do Protocolo da Escuta Especializada, ações conjuntas com o CRAS e Cadastro Único, campanhas de conscientização e prevenção em geral em parceria com os conselhos, saúde e educação, capacitações e construção de uma sala nova para o CRAS.