Defesa Civil de Schroeder detalha ações e projetos realizados em 2022 no município

O ano de 2022 foi de trabalho intenso no setor de Defesa Civil de Schroeder. Foram mais de 415 protocolos respondidos, diversas vistorias, participação em qualificações, palestras e congressos durante o ano.

No fim de novembro, o município de Schroeder registrou um grande volume de chuvas, ultrapassando a marca de 700 milímetros de precipitação acumulada, ocasionando estragos em pontes, além de deslizamentos de terra e alagamentos.

“A Defesa Civil esteve verificando cada situação em campo e auxiliando as comunidades, com foco na prevenção”, detalha a supervisora de Defesa Civil de Schroeder, Alexandra Zanella.

Além de uma supervisora, o setor conta um engenheiro civil, além de uma viatura 4 x 4 e equipamentos, como colete salva-vidas, uniforme operacional com identificação, entre outros materiais.

Plano de Contingência

Schroeder dispõe de um Plano de Contingência, além do Fundo Municipal de Defesa Civil para receber verbas do Governo no caso de estado de emergência ou calamidade pública.

A cidade possui um cadastro de famílias residentes em áreas de risco, totalizando 1892 pessoas . “Dentro do mapa de risco de Schroeder, nós identificamos novas áreas causadas pelas chuvas que ocorreram há pouco tempo. Com esses dados, no início de 2023 iremos gerar um novo mapa de riscos para o município”, detalha Alexandra.

Defesa Civil na Escola

O mês de outubro foi marcado pelo início do projeto Defesa Civil na Escola, que alia teoria e prática, ensino e aprendizagem, participação, ludicidade, criatividade e inovação contribuindo na preparação de cidadãos mais resilientes.

Alexandra explica que os alunos conhecem os protocolos a serem tomados em casos de emergência e podem tirar dúvidas com a supervisora. “O objetivo é promover ações que ampliem a resiliência nas comunidades, estudantes e na população frente a situações adversas”, comenta.

Atendimento à comunidade

A supervisão de Defesa Civil de Schroeder está à disposição dos munícipes em uma sala em anexo à Prefeitura Municipal ou pelos telefones 3374-6599 e 99623-0533.

“A administração municipal é focada em transparência e temos leis a cumprir. Estou muito grata e agradeço a oportunidade de fazer parte dessa gestão”, conclui.