Com instalação da CME, setor de Saúde otimiza serviço de esterilização em Schroeder

A Comissão de Curativos do Município de Schroeder, criada através da Portaria Nº 9.508/2022, de 17 de junho de 2022, iniciou o ano de 2023 com a implantação da Centralização de Material de Esterilização (CME).

O objetivo, segundo a secretária municipal de Saúde Ingrit Eli Roweder, é otimizar o serviço de esterilização e trazer segurança ao paciente. “Todos os instrumentos e materiais utilizados em vários procedimentos em todas as unidades passaram a ser processados em um único lugar. Tudo feito para garantir ao munícipe um serviço de qualidade e com muito mais segurança”, afirma.

Anteriormente, cada unidade fazia a esterilização dos materiais na própria unidade e não havia controle uniforme do procedimento. “Agora com a centralização, haverá maior controle da qualidade dos serviços realizados, controle dos insumos, controle da integridade, e acondicionamento nas embalagens adequadas desses materiais até a distribuição desses produtos esterilizados às unidades, tudo seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explica Ingrit.

Em novembro do ano passado, o prefeito Felipe Voigt conheceu a sala onde fica esse importante ambiente. Ele verificou que a mudança vai gerar economia e facilitar para as demais unidades de saúde.

A técnica de enfermagem Marize Xavier explica que a centralização ajuda a melhorar o controle do processo de esterilização. “Os materiais são todos trazidos para cá, vem pré-levados, a gente lava novamente, deixa de molho no ácido peracético, e depois são esterilizados e redistribuídos novamente para as unidades”, relata.

Conforme o setor de Saúde, a Comissão de Curativos tem como finalidade promover ações de qualidade ao paciente com risco de comprometimento de lesão, estabelecendo atividades, de forma sistemática, a fim de proporcionar uma assistência de qualidade.